Métricas para melhorar os resultados do Marketing

O marketing digital transformou a maneira como as empresas criam e medem as estratégias. Considerando que tudo pode ser mensurado, é interessante conhecer e entender o papel das métricas de marketing para estimar e obter melhores resultados.

O que são métricas de marketing?

As métricas de marketing são conhecidas como KPIs (Indicadores-chave de desempenho). Esses indicadores são utilizados para medir os resultados das ações e campanhas de marketing realizadas no seu negócio.

Com as métricas, os profissionais podem identificar o impacto e desempenho das estratégias de marketing e os resultados que estas geram para o negócio.

Existem diferentes KPIs e, para cada tipo de estratégia e objetivo, eles podem ser aplicados, adequados e combinados.

Isso porque são eles que ajudam os profissionais a entender se as escolhas foram ou não um sucesso. 

Sendo assim, a análise de cada métrica é importante para escolher as que são mais coerentes para os objetivos da empresa.

De um modo geral, as principais métricas são aplicadas em:

  • Campanhas de marketing;
  • Tráfego e qualidade do site;
  • Desempenho do blog;
  • Quantidade e qualidade de vendas;
  • Resultados em redes sociais;
  • Respostas em email-marketing.

A importância de acompanhar as métricas no marketing

O processo de análise das métricas é muito importante para entender se o planejamento está indo no caminho certo. 

Boas estratégias de marketing são desenvolvidas em várias etapas e cada uma tem ações e campanhas que ajudam a conquistar resultados.

Com as métricas, as marcas podem aperfeiçoar a comunicação com a sua audiência, utilizando a linguagem adequada para aumentar as conversões. 

A mensuração é feita a partir de insights e com a visualização dos dados estipulados como relevantes para atingir um objetivo da campanha, ajudando no aprimoramento das estratégias.

Por exemplo, para aumentar o número de vendas de um produto foi percebido que é necessário captar mais leads qualificados e nutri-los corretamente. Para isso, o investimento em otimização do site e criação de conteúdos deve ser feito.

Nesse exemplo, os KPIs devem ser relacionados à produção de materiais relevantes, qual o potencial de conversão que eles trazem para evoluir o cliente na jornada de compra e o índice de efetivação de vendas. 

Com esses dados, é possível identificar os gargalos e quais as pontas da estratégia não estão sendo tão efetivas.

Além disso, os resultados obtidos com as métricas ajudam a avaliar quais investimentos são os melhores em relação à mídia paga. 

Para as redes sociais, as métricas são importantes para verificar quais conteúdos geram maior engajamento, qual o melhor horário de postagem, entre outros detalhes.

Consequentemente, com essas informações, os profissionais podem tomar decisões mais assertivas, permitindo que a equipe não se baseie em achismos.

Métricas importantes no marketing digital

Tendo como base a importância das métricas para estratégias mais efetivas, é importante também conhecer quais dados e métodos são mais relevantes para otimizar as campanhas de marketing.

De modo geral, as mensurações mais utilizadas para o acompanhamento das estratégias são:

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Saber quanto custa cada novo cliente que chega no seu negócio é importante para cuidar da saúde financeira da empresa. 

Ao calcular o CAC, é necessário incluir todos os gastos realizados para chamar atenção do consumidor.

Esses gastos se resumem em investimentos em mídia paga, despesas com as campanhas e os salários das equipes de marketing e vendas.

Inclusive, para trazer uma visão mais ampla do negócio, é fundamental trazer um comparativo do custo de aquisição com o retorno trazido por esse cliente, ou mesmo o custo x retorno durante todo o relacionamento do consumidor/cliente com a marca.

Taxa de conversão

A conversão é considerada o primeiro passo para o consumidor entrar no funil de vendas. 

O acompanhamento desta métrica ajuda a entender o desempenho dos conteúdos disponibilizados, materiais estes que fazem parte da estratégia de inbound marketing, que ajuda na conquista de novos leads (potenciais clientes).

Ticket médio

Esta métrica é utilizada para saber a média de gastos que os seus clientes destinam a sua empresa. 

No processo de avaliação é interessante considerar uma média mensal. Se o valor estiver muito baixo, não trazendo retorno sobre o valor investido para captar esse cliente, por exemplo, é necessário investir em estratégias de crosselling e upselling e ajustar os fluxos de precificação e marketing.

A partir dos cálculos feitos, os profissionais têm uma média do faturamento, além de entender melhor o comportamento dos clientes.

CPL (Custo por lead)

Quanto custa a conversão dos leads? Não são todos que entram no funil de vendas que efetivamente se tornam clientes.

A nutrição dos leads é muito importante durante o processo de conversão, mas é preciso compreender qual o investimento necessário e qual taxa a estratégia apresenta em conversão – quantos leads nutridos em toda a jornada realmente compram – para saber se está sendo efetiva.

Os resultados obtidos mostram os pontos positivos e negativos das campanhas e, com essas informações, é possível ver o que está ou não dando certo para adequar as campanhas e conteúdos.

Taxa do ROI (Retorno Sobre Investimento)

A taxa de ROI permite que a empresa saiba o quanto de dinheiro ganha ou perde ao investir em diferentes canais de comunicação. 

Com essa métrica é possível mensurar cada campanha ou ação, além de permitir calcular custos com novas ferramentas e treinamento para o time.

Aqui, compreende-se a percentagem de ganhos e entradas financeiras ou captação de clientes em comparação com o investimento despendido. Ou seja, é possível avaliar quais estratégias são mais rentáveis.

Visualizações das páginas

Essa métrica indica o número de vezes que os visitantes acessaram as páginas do site.

Cada acesso é contabilizado como uma visualização, assim como o carregamento e atualização dos navegadores.

Com isso, essa métrica permite verificar se os esforços em SEO e as estratégias para o reconhecimento da marca estão funcionando.

Os números de visualizações podem indicar que as ações publicitárias são boas e se o site tem um tráfego alto.

Taxa de saída

O processo de link building é fundamental nas estratégias de SEO e também ajuda a manter o visitante por mais tempo no site.

No entanto, se a página não está otimizada, demora a carregar ou o usuário não obtém uma resposta adequada ao que ele procura, é comum que saia do site para pesquisar outras fontes. 

Isso é muito prejudicial para o site e pode ocasionar uma alta taxa de rejeição, reduzindo a autoridade. Assim, é muito importante acompanhar a qualidade do site e identificar páginas que tem alto potencial de saída.

Isso porque, basicamente, a taxa de saída mostra as últimas páginas visitadas pelos usuários antes de fechar os sites. 

Isso permite identificar se existem melhorias que podem ser feitas nesses materiais, como  rever a estrutura da página, se há boas CTAs (Call to Action), em português chamadas de ação, se é um conteúdo de valor e se ele propõe uma dor que pode solucionar, por exemplo.

Cabe, ainda, um ponto de atenção aqui: lembre-se que algumas páginas são criadas especialmente para serem uma página de saída, oferecendo downloads ou agradecimentos e é preciso levar isso em consideração na análise – visto que cumpriu um outro objetivo de conversão.

Considerações finais

Utilizar as métricas e alguns processos de automação são formas de fazer boas análises de marketing, facilitando a tomada de decisões e ajudando no sucesso dos negócios.

Assim, é muito importante saber quais métricas aplicar para otimizar os processos e conversões nas estratégias de marketing.

Além disso, é preciso considerar que, em conjunto, essas métricas possibilitam uma visão macro das melhorias necessárias e do potencial de oportunidades para as campanhas.

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