O que é uma estratégia de retenção de clientes?

Uma estratégia de retenção de clientes é uma abordagem de negócios proativa que você usa para aumentar a retenção e a fidelidade do cliente . As estratégias de retenção de clientes se concentram em encantar os clientes e formar um relacionamento com eles para que eles optem por continuar comprando de você em vez de mudar para a concorrência.

Embora algumas empresas possam preferir se concentrar mais na conquista de novos clientes , você não pode adotar uma abordagem passiva para a retenção de clientes . Para o modelo de negócios mais eficiente, você deve investir na retenção de clientes e na conquista de novos.

Por que sua empresa deve investir em estratégias de retenção de clientes?

Além do aumento do ROI das estratégias de retenção de clientes, investir em um programa de retenção de clientes também ajuda em outros aspectos do seu negócio. Quando você se dedica a aumentar a retenção de clientes, pode ver melhorias em:

Alcançar

A base de qualquer estratégia de retenção de clientes é encantar seus clientes e, se você encantar seus clientes, é mais provável que eles formem um vínculo com sua empresa. Esse relacionamento pode levá-los a se tornarem fãs da marca e recomendar sua empresa para outras pessoas.

Essas recomendações se traduzem em mais alcance para você. Portanto, investir na retenção de clientes pode ajudá-lo a adquirir mais novos clientes , uma vantagem para todos!

Ideias de negócios

Uma parte crítica de todas as estratégias de retenção de clientes é ouvir seus clientes . Quando você ouve o que seus clientes dizem, você aumenta a satisfação deles e ganha novas ideias para o seu negócio.

Digamos que um cliente comenta sobre uma área potencial de melhoria para o seu negócio. Use o comentário deles para tornar sua oferta ainda melhor.

Os clientes fiéis também podem fornecer informações sobre por que permaneceram por perto. Esses insights ajudarão você a explorar seus pontos fortes de forma mais eficaz, e eles só podem vir de clientes que você reteve.

Comentários e depoimentos

Se você encantar tanto seus clientes que eles querem ficar por perto, eles podem estar dispostos a deixar uma avaliação ou depoimento positivo . Essa prova social pode ser decisiva para a conversão de futuros clientes .

Veja 3 estratégias de retenção de clientes

1. Dê suporte pós-compra aos seus clientes

Depois que seu cliente comprar seu produto, continue apoiando-o. Ajude-os a reconhecer o valor que seu produto oferece e responda proativamente a quaisquer dúvidas que possam ter.

Se o seu produto for mais complexo, você pode fornecer demonstrações e tutoriais do produto.

Se você oferecer algo mais simples, ainda poderá fornecer suporte após a compra. Você pode enviar e-mails sobre tópicos relacionados ou pode oferecer aos seus clientes ideias exclusivas para usar seu produto além da abordagem convencional.

Bluehost faz um ótimo trabalho com comunicações pós-compra. O provedor de hospedagem na web envia e-mails aos clientes sobre tópicos que os ajudam a gerenciar melhor seu site. Os e-mails fornecem informações complementares que capacitam os clientes a usar o serviço da Bluehost de forma mais eficaz.

2. Mantenha sua oferta atualizada

Para manter seus clientes por perto, você precisa fornecer valor contínuo. Embora o suporte pós-compra e as comunidades de marca possam fornecer isso de algumas maneiras, você também pode criar mais valor lançando produtos novos ou de edição limitada.

Em vez de fazer a compra de uma só vez, encontre maneiras de manter sua oferta atualizada e em destaque para os clientes existentes.

Crumbl Cookies faz um ótimo trabalho com essa estratégia sem reinventar completamente a roda. Eles oferecem cookies e não expandem muito seu catálogo. Mas eles fornecem uma seleção única de sabores toda semana para manter seus clientes animados e voltando para mais.

O frescor traz emoção e evita que sua oferta se torne obsoleta (sem trocadilhos). Claro, as pessoas sempre vão querer ótimos biscoitos, mas elas ficarão empolgadas em comprar um novo lote da mesma empresa toda semana? Com o programa de retenção de clientes da Crumbl, eles vão!

3. Ofereça uma série de produtos

Da mesma forma, se você oferece produtos ou serviços que funcionam bem em conjunto ou que os clientes podem coletar, eles vão querer continuar voltando para mais.

Por exemplo, The Pioneer Woman oferece produtos de cozinha e outros utensílios domésticos que formam uma estética coesa. Os fãs leais adoram colecionar os produtos para usar em casa, e todos eles se complementam perfeitamente.

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