9 Estratégias para criar um Plano de Marketing para sua empresa

1 – Em um plano de marketing, o resumo do negócio é exatamente o que parece: um resumo da organização. É essencial incluir essas informações para que todas as partes interessadas, incluindo seus subordinados diretos, conheçam detalhadamente sua empresa antes de se aprofundar nos componentes mais estratégicos do plano. Mesmo que você esteja apresentando este plano para pessoas que já estão na empresa há algum tempo, não faz mal colocar todos na mesma página.

A maioria dos resumos de negócios inclui:

• O nome da empresa

• Onde está sediada

• Sua declaração de missão

Nosso esboço de plano de marketing também inclui informações sobre liderança de marketing, o que é especialmente útil para empresas com equipes de marketing grandes.

2 – Análise SWOT

O resumo do negócio do seu plano de marketing também inclui uma análise SWOT, que significa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. É essencial incluir essas informações para que você possa criar estratégias direcionadas que o ajudem a capitalizar suas forças e melhorar suas fraquezas.

No entanto, seja paciente com a análise SWOT do seu negócio; você escreverá a maior parte dela à medida que conduzir sua pesquisa de mercado e criar sua estratégia. Sinta-se à vontade para voltar a esta seção periodicamente, ajustando-a à medida que descobrir mais informações sobre seu próprio negócio e sua concorrência.

3 – Iniciativas de Negócio

O elemento de iniciativas de negócio de um plano de marketing ajuda a segmentar os diversos objetivos do seu departamento. Tenha cuidado para não incluir iniciativas de empresa de longo prazo, que normalmente são encontradas em um plano de negócios. Esta seção do seu plano de marketing deve descrever os projetos específicos de marketing. Você também descreverá os objetivos desses projetos e como esses objetivos serão medidos.

Cada iniciativa deve seguir o método SMART para estabelecer metas. Elas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido assim como a Resistência de isolamento da instalação elétrica .

4 – Análise do Cliente

Nesta parte do esboço do plano de marketing, você tem bastante espaço para compartilhar todos os dados que coletou durante sua pesquisa de mercado. Se sua empresa já realizou um estudo abrangente de pesquisa de mercado, esta seção do seu plano de marketing pode ser mais fácil de ser elaborada. De qualquer forma, tente fazer sua pesquisa antes de sintetizá-la em um documento compartilhável como este.

Essencialmente, esse elemento do seu plano de marketing ajudará a descrever a indústria para a qual você está vendendo e sua persona do comprador. Uma persona do comprador é uma descrição semificcional do seu cliente ideal, focando em características como:

• Idade

• Localização

• Cargo

• Objetivos

• Desafios pessoais

• Problemas

• Evento desencadeador

5 – Análise da Concorrência

Incluir uma análise da concorrência é essencial ao criar um plano de marketing. Sua persona do comprador tem opções quando se trata de resolver seus problemas, opções tanto nos tipos de soluções que consideram quanto nos provedores que podem oferecer essas soluções. Em sua pesquisa de mercado, você deve considerar sua concorrência, o que eles fazem bem e onde estão as lacunas que você pode potencialmente preencher. Isso pode incluir:

• Posicionamento

• Participação de mercado

• Ofertas

• Preços

Nosso modelo de plano de marketing inclui espaço para listar os produtos específicos com os quais você compete, além de outros aspectos da estratégia da empresa concorrente, como seus esforços de blog ou reputação de atendimento ao cliente. Mantenha esta parte do plano simples – sua análise completa da concorrência deve ser feita separadamente. Aqui estão alguns modelos de análise da concorrência para começar.

6 – Estratégia de Mercado

Sua estratégia de mercado utiliza as informações incluídas nas seções anteriores para descrever como sua empresa de higienização de estofados deve abordar o mercado. O que sua empresa oferecerá às suas personas do comprador que seus concorrentes já não estão oferecendo?

Ao preencher a seção, use as informações de sua análise SWOT, sua análise da concorrência e sua pesquisa de mercado para criar descrições direcionadas e eficazes que o ajudarão a obter a adesão para suas táticas e estratégias posteriores. Por exemplo, se você descobriu que um de seus concorrentes utiliza estratégias de marketing em mídias sociais mais fortes, você pode adicionar “Vamos fazer 3 postagens por semana em nossos perfis de mídias sociais” em “Promoção”.

Em nosso esboço de plano de marketing completo, a seção de estratégia de mercado contém os “sete Ps do marketing” (ou o “mix de marketing estendido”):

• Produto

• Preço

• Local

• Promoção

• Pessoas

• Processo

• Evidência física

(Você aprenderá mais sobre esses sete subcomponentes em nosso modelo gratuito de plano de marketing, que você pode baixar abaixo.)

7 – Orçamento

Não confunda o elemento de orçamento de marketing do seu plano com o preço do seu produto ou outros aspectos financeiros da empresa. Seu orçamento descreve quanto dinheiro a empresa destinou para a equipe de marketing seguir as iniciativas e metas delineadas nos elementos acima.

Dependendo de quantas despesas individuais você tiver, considere detalhar esse orçamento especificando no que exatamente você gastará seu orçamento. Exemplos de despesas de marketing incluem:

• Custos de terceirização para uma agência de marketing e/ou outros provedores

• Software de marketing

• Promoções pagas

• Eventos (aqueles que você irá hospedar e/ou participar)

Ao conhecer o orçamento e analisar os canais de marketing nos quais você deseja investir, você deve ser capaz de criar um plano sobre quanto investir em cada tática com base no ROI esperado. A partir daí, você poderá elaborar projeções financeiras para o ano. Elas não serão 100% precisas, mas podem ajudar no planejamento executivo.

Lembre-se: seu plano de marketing inclui apenas um resumo dos custos. Recomendamos manter um documento separado ou planilha do Excel para ajudá-lo a calcular seu orçamento de forma mais eficiente. Aqui está um modelo de orçamento de marketing para começar.

8 – Canais de Marketing

Seu plano de marketing também deve incluir uma lista dos seus canais de marketing. Embora sua empresa possa promover o produto em si usando determinados espaços publicitários, seus canais de marketing são onde você irá publicar o conteúdo que educa seus compradores, gera leads e aumenta a conscientização da sua marca.

Se você publica (ou pretende publicar) nas redes sociais, este é o lugar para falar sobre isso. Use a seção de Canais de Marketing do seu plano de marketing para mapear em quais redes sociais você deseja criar uma página comercial, para que você irá utilizar essa rede social e como irá medir o seu sucesso nessa rede. Parte do objetivo desta seção é provar aos seus superiores, tanto dentro quanto fora do departamento de marketing, que esses canais ajudarão a expandir o negócio.

Empresas com uma presença significativa nas redes sociais podem até considerar elaborar sua estratégia de mídia social em um modelo separado de plano de mídia social.

9 – Tecnologia de Marketing

Por último, mas não menos importante, seu plano de marketing deve incluir uma visão geral das ferramentas que você incluirá em seu conjunto de tecnologia de marketing (MarTech). Essas são as ferramentas que o ajudarão a alcançar os objetivos que você delineou nas seções anteriores. Como geralmente é necessário um investimento considerável por parte da liderança da empresa para adquirir qualquer tipo de software de marketing, é essencial conectá-los a um ROI potencial para o seu negócio.

Para cada ferramenta, descreva exatamente como você a utilizará e certifique-se de que é uma estratégia que você mencionou em outro lugar. Por exemplo, não recomendamos listar uma ferramenta de gerenciamento de publicidade se você não listou “Publicidade PPC” em “Canais de Marketing”.

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