Os dados não precisam ser chatos. Com as ferramentas de visualização de dados, você pode contar uma história com seus dados. Essa história pode ajudar as pessoas em toda a sua empresa a entender um problema e tomar decisões baseadas em dados sobre sua empresa e sua estratégia.
Quais plataformas de visualização de dados fornecem os recursos de que você precisa com o custo que você deseja?
1. Tableau Public
O Tableau Public é uma ferramenta gratuita que permite fácil visualização de dados. O que mais você pode querer?
Com um enorme arsenal de mapas, gráficos e tabelas, é um favorito firme para o público não desenvolvedor.
Como uma ferramenta gratuita de visualização de dados, o Tableau Public tem algumas limitações. Por exemplo, o Tableau Public limita o salvamento local e a atualização de dados. Todas as visualizações publicadas também são acessíveis ao público, portanto, não use o Tableau Public para dados privados.
Dê uma olhada na galeria deles para entender o que o Tableau pode fazer pelos seus projetos de visualização de dados.
2. Google Data Studio
Se você usa o Google Workspace para sua empresa, como o Google Analytics, o Planilhas Google ou o Google Ads, pode conectar esses dados e transformá-los em painéis fáceis de ler usando o Google Data Studio. Você pode até combinar fontes de dados para criar visuais ainda mais perspicazes.
Bônus: se você está com dificuldades para começar a criar um relatório do Google Data Studio, este software de visualização de dados gratuito oferece uma ampla galeria de modelos para que você possa começar ainda mais rápido a criar seus relatórios.
3. Gráficos do Google
O Google Charts é uma ferramenta de visualização de dados fácil de usar e gratuita compatível com todos os navegadores e plataformas. Ele abrange uma ampla variedade de tipos de visualização de dados — desde gráficos simples de linhas e barras até mapas de árvore hierárquicos complexos — tornando os gráficos do Google adequados para quase todos os projetos.
Confira a galeria que mostra os vários gráficos e visualizações que o Google Charts oferece.
4. Embrulhador de dados
Datawrapper é um software de visualização de dados extremamente fácil de usar para gráficos, mapas e tabelas.
Embora o Datawrapper ofereça planos pagos, ele também oferece um plano gratuito flexível que permite publicar visualizações ilimitadas. Lembre-se de que as visualizações de dados criadas com o plano gratuito incluirão uma atribuição “Criado com Datawrapper”.
5. D3
D3 — também conhecido como D3.js — é uma biblioteca JavaScript que usa HTML, SVG e CSS para visualizar dados.
Com o D3, os desenvolvedores podem criar até mesmo os gráficos e tabelas mais complexos. Como o D3 usa tecnologias da Web abertas (HTML, SVG e CSS), você obtém um excelente suporte multiplataforma com essa plataforma de visualização de dados, pois navegadores da Web e aplicativos de smartphone podem executar essas tecnologias da Web e sites de criação de sites São Paulo.
Alguns recursos do D3 a serem conhecidos incluem seu design. D3 é projetado para navegadores modernos. Ele não funcionará com nenhum navegador anterior ao Internet Explorer 9. Se alguém visualizar suas visualizações em um navegador mais antigo, provavelmente haverá problemas de compatibilidade.
Outra coisa a considerar é que o D3 exigirá que você aprenda a API do D3. No entanto, o D3 pode ser uma ferramenta de visualização de dados incrivelmente poderosa em seu kit de ferramentas de marketing, uma vez que você saiba como usá-lo.
D3 é um projeto de código aberto. Certifique-se de verificar esta galeria de exemplos D3.
6. Gráficos RAW
RAWGraphs preenche a lacuna entre planilhas e visualizações de dados.