As estratégias de otimização de sites ajudam a aumentar o tráfego e as conversões do site. Ao contrário da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) , otimizar seu site prioriza a experiência dos visitantes.
As estratégias a seguir ajudarão a melhorar a velocidade do seu site, a experiência do usuário, a compatibilidade com dispositivos móveis, a acessibilidade e a classificação do mecanismo de pesquisa. Também explicaremos os principais benefícios da implementação da otimização de sites.
Por fim, falaremos sobre as diferentes ferramentas de otimização de sites para ajudar a analisar o desempenho atual do seu site. Confira as melhores dicas para otimizar seu site e vender mais na internet.
1. Implemente Práticas de UI/UX
Otimizar a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX) ao projetar seu site aumentará sua eventual taxa de conversão. De fato, 80% dos consumidores estão dispostos a gastar mais para uma melhor experiência do usuário.
As práticas de design de experiência do usuário (UI/UX) otimizam a usabilidade, acessibilidade e desempenho de um site. Por exemplo, o Airbnb oferece um funil de vendas tranquilo, fornecendo ideias de lugares para viajar com várias opções de idioma e moeda.
2. Otimize o Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia de otimização de sites que ajuda a atrair tráfego para um site. É um processo que inclui planejamento, criação e distribuição de conteúdo que educa os visitantes sobre seus produtos, serviços e setor.
Para otimizar o marketing de conteúdo, é crucial compreender as necessidades e interesses do seu público-alvo. Investir tempo na pesquisa de palavras-chave relevantes, criar conteúdo autêntico e valioso, e manter uma consistência nas publicações são estratégias essenciais.
Ao desenvolver um conteúdo que ressoa com sua audiência, você aumenta a probabilidade de engajamento e compartilhamento. Além disso, ao integrar temas práticos e relevantes, como dicas de organização doméstica ou até mesmo métodos eficazes de limpeza de sofá, você não apenas atrai a atenção do público, mas também demonstra um entendimento profundo de suas necessidades.
Essa abordagem refinada não só impulsiona a visibilidade da marca, mas também constrói uma conexão duradoura com os consumidores, solidificando o marketing de conteúdo como uma ferramenta estratégica para o crescimento e reconhecimento da marca.
Essa estratégia de otimização de sites aumenta o reconhecimento da marca, o engajamento, a lealdade e a autoridade. Cerca de 60% dos profissionais de marketing relatam que o marketing de conteúdo gera maior demanda. Essa certamente é uma das melhores dicas para otimizar seu site e vender mais.
3. Aprimore o SEO On-Page
SEO na página é a prática de otimizar o conteúdo da página da web para os mecanismos de pesquisa. Aprimorá-lo informará aos mecanismos de pesquisa que seu site responde às consultas dos visitantes. Como parte da otimização do mecanismo de pesquisa, o SEO na página ajuda seu site a ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, assim você implementa uma das mais relevantes e melhores dicas para otimizar seu site e vender mais.
Para demonstrar, aqui está uma consulta sobre como construir uma casa e os links de listagem do Google SERPs para diferentes sites. O Google procura sites que trazem as respostas mais adequadas para esse termo de pesquisa.
4. Acelere seu site
A velocidade da página é um dos principais fatores de classificação do Google , o que significa que afeta muito sua classificação nas SERPs. Outra razão pela qual a velocidade da página é importante é que 47% dos usuários esperam que um site médio carregue em menos de dois segundos .
Além de entender por que a velocidade da página é importante, fazer um teste de velocidade do site também é essencial. GTmetrix é uma ferramenta popular de otimização de velocidade que fornece informações valiosas sobre a velocidade de carregamento do seu site.
5. Priorize a compatibilidade com dispositivos móveis
Atualmente, os dispositivos móveis geram cerca de 54,4% de todo o tráfego global de sites. Um site compatível com dispositivos móveis é aquele que é responsivo em qualquer tela de dispositivo. A otimização para dispositivos móveis não apenas ajuda a alcançar um público mais amplo, mas também é eficaz com a indexação do Google para dispositivos móveis, com isso você utiliza o Google como parâmetro para te dar as melhores dicas para otimizar seu site e vender mais
Primeiro, use o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para verificar a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site.