10 plataformas de blogs de código aberto para desenvolvedores

Hexo

Hexo é uma plataforma de blogs desenvolvida por Node.js (diz isso bem no slogan do site). Seus recursos amigáveis para hackers incluem suporte nativo para GitHub Flavored Markdown (GMF), bem como recursos de modelagem e extensibilidade usando EJS, Swig e Stylus.

A instalação do Hexo levará apenas alguns segundos, supondo que você já tenha o npm configurado e pronto para ser usado. Estrondo:

$ npm instala hexo -g

Curiosidade tangencial: “npm” não significa módulos empacotados do Node ou Node Package Manager. É um acrônimo recursivo como PHP. Ou mais precisamente: “É uma abreviatura bacronímica recursiva porque significa ‘npm não é uma sigla’”, explica o autor.

Jekyll

Jekyll é um gerador de site estático que compila seus arquivos de marcação em documentos HTML prontos para a Web – é o que todos os geradores de sites estáticos fazem, mais ou menos – a proposta de valor é um melhor desempenho da Web e a opção de abandonar seus bancos de dados e scripts do lado do servidor. Jekyll tem um ecossistema em constante crescimento, como evidenciado pelos outros projetos de código aberto que estão sendo desenvolvidos para ele:

  • Octopress: uma estrutura de blog projetada para hackers
  • JekyllBootstrap: facilita o uso de suas páginas do GitHub para hospedar seu blog gratuitamente
  • Exitwp : ajuda você a migrar do WordPress para o Jekyll

Jekyll pode ser instalado como Ruby Gem:

gem instalar jekyll

Âncora CMS

O Anchor CMS é um peso-pena; o arquivo .zip do código-fonte do projeto tem pouco mais de 200 KB. De cara, o Anchor suporta a sintaxe Markdown , que muitos codificadores acham mais fácil e natural para escrever e formatar blogs.

Ele também suporta blogs direcionados à arte , ou seja, você pode facilmente fazer com que cada postagem pareça diferente.

Trigo

O trigo é realmente legal: ele extrai artigos do seu repositório do GitHub e os publica em seu site. Imagine as possibilidades! Como blogs de código aberto, onde outros hackers podem emitir solicitações de pull para corrigir e melhorar suas postagens no blog.

Wheat é desenvolvido com Node.js e pode ser instalado como um módulo empacotado Node:

npm instalar trigo

Nikola

Nikola, um gerador de site estático, é fortemente orientado a blogs, mas também pode ser usado para qualquer outro tipo de site. Os codificadores vão adorar o fato de ter uma pequena base de código, que o criador do Nikola considera uma vantagem porque significa que “os programadores podem entender todo o núcleo do Nikola em um dia”. Nikola suporta uma grande quantidade de linguagens de marcação: reStructuredText, Markdown, etc. E, claro, HTML também funcionará bem se for assim que você rolar.

toto

Roubado diretamente de sua descrição do repositório: toto é “o mecanismo de blog de 10 segundos para hackers”. toto é um mecanismo de blog minimalista que roda no Git , o que significa que você pode controlar a versão de suas postagens como faria ao escrever código.

Poeta

Poet é outra plataforma de blog com tecnologia Node.js.

O que o torna único é o mascote do personagem esnobe do projeto. Estou brincando. O que é notável no Poet é que ele oferece a capacidade de escrever suas postagens de blog usando uma linguagem de marcação com a qual você se sinta confortável, seja Markdown, Jade ou o que você quiser .

Além disso, personalizar as rotas para as postagens do seu blog e outras páginas é simples.

Gotas

Dropplets é uma plataforma de blogs Markdown minimalista. Seu conjunto de recursos propositadamente limitado ajuda a garantir que você passe mais tempo escrevendo e menos tempo mexendo.

Pelicano

Pelican é outro gerador de site estático, mas é escrito em Python. Ele suporta reStructuredText, Markdown ou marcação AsciiDoc.

Ele tem destaque de sintaxe de código pronto para uso e um recurso de importação para dados provenientes de outras plataformas de publicação, como o WordPress. O tema pode ser feito usando Jinja2 .

Guarda roupa

O Wardrobe é uma plataforma de blog minimalista com uma interface de usuário simples que ajudará você a se concentrar na escrita. Guarda-roupa é desenvolvido com PHP.

Parafuso

O Bolt é um sistema de gerenciamento de conteúdo completo, para que você possa usá-lo para outros fins fora do blog. Ele usa Twig para modelagem e vem com sua própria barra de depuração Symphony para rastrear problemas de código. E, sem absolutamente nenhuma mágica necessária, você pode escolher qual sistema de gerenciamento de banco de dados relacional usar para uma mudança: SQLite, MySQL ou PostgreSQL.

Precisa de mais motivos? Que tal isso: Bolt foi construído com a suposição de que você pode realmente querer executar testes de unidade em seu CMS; ele suporta PHPUnit nativamente.

Related Posts

4 portais que usam a tecnologia para ajudar equipes médicas

Bem-vindo ao Memória Viva, o melhor portal para cuidar da sua memória! Seja você um jovem que deseja melhorar sua capacidade de concentração, um adulto preocupado com…

O Papel dos Totens de Autoatendimento na Experiência do Cliente: Estratégias de Marketing para Encantar Consumidores

O Papel dos Totens de Autoatendimento na Experiência do Cliente: Estratégias de Marketing para Encantar Consumidores

Os totens de autoatendimento estão se tornando cada vez mais comuns em uma variedade de setores, desde varejo e restaurantes até aeroportos e hotéis. Além de simplificar…

Otimização de WordPress ilustrada por meio de tutoriais do YouTube

A otimização de sites em WordPress tornou-se uma habilidade essencial para qualquer pessoa que deseje manter sua presença online relevante e eficaz. Felizmente, com a ajuda do…

Como fazer óculos de sol com grau

Ao utilizar óculos de sol com grau, você pode aproveitar os dias ensolarados sem abrir mão da sua visão nítida. Se você está buscando uma solução para…

O que são listas restritivas?

As listas restritivas são ferramentas de controle utilizadas no âmbito regulatório, financeiro e comercial para identificar indivíduos, entidades ou países que estão sujeitos a certas restrições ou…

Desvendando um Caso Jurídico de Importância: Passos para uma Compreensão

Mergulhar no mundo jurídico, especialmente em lugares como BH, é comparável a adentrar um intricado labirinto. Para muitos, os termos técnicos, os procedimentos detalhados e uma série…

Leave a Reply

Your email address will not be published.