Com mais pessoas comprando online e com fatores como a crise logística global afetando a entrega das compras, como os varejistas podem garantir uma experiência tranquila ao cliente em 2022? Com a ajuda da automação, os varejistas podem se preparar para o momento. Com a tecnologia assumindo os processos repetitivos por trás de cada interação, as empresas de comércio eletrônico podem melhorar a experiência de compra online e criar relacionamentos duradouros com os clientes.
Automatizando
Para cada compra que um cliente faz online, existem vários processos que devem acontecer antes que o item comprado chegue ao seu destino. Infelizmente para o varejista e o cliente, cada processo que é concluído manualmente durante e após a compra do cliente também apresenta um risco significativo de erro humano. Muitas vezes, esses erros inadvertidos são o motivo pelo qual uma remessa está atrasada, causando decepção ao cliente.
A automação pode até ajudar os agentes de atendimento ao cliente a coletar rapidamente informações relevantes sobre um cliente enquanto conversam com ele por telefone ou chat, para que os agentes possam se atualizar rapidamente sobre a transação do cliente. Isso ajuda os varejistas a demonstrar que se preocupam com o cliente e ajuda o agente a resolver problemas mais rapidamente.
Por exemplo, se não houver uma atualização no status de envio em seu sistema de back-office em três dias, seu cliente pode presumir que o pacote foi perdido. Com a automação, no entanto, um agente de IA pode fazer um novo pedido para ser entregue, ao mesmo tempo em que envia um e-mail ao cliente para explicar o que aconteceu.
Automatizar, simplificar e remover o maior número possível de processos manuais de baixo valor tem outro benefício: ajuda a reduzir as cargas de trabalho dos funcionários da empresa seja ela de qualquer segmento, vendas de móveis ou eletrônicos como caixa de som bluetooth, liberando mais tempo para tarefas mais valiosas, como atendimento ao cliente e solução criativa de problemas que têm um impacto melhor no negócio. Ao delegar processos mundanos a bots, os varejistas podem criar um ambiente de trabalho melhor para funcionários humanos, que podem se concentrar em aspectos do trabalho que realmente gostam e consideram mais significativos. Nesta era de escassez de trabalhadores e da “Grande Demissão”, isso é um divisor de águas.