Website Analytics e você: as 10 melhores ferramentas de análise da web

Prepare-se para aprender (e ganhar) mais com as análises do seu site com este detalhamento das melhores ferramentas de análise de sites.

De gratuito a pago, este post abrange as plataformas mais úteis para cada tamanho de empresa, tornando-o o recurso perfeito para você e sua equipe.

Continue lendo para começar!

O que é análise de sites?

A análise de sites descreve a análise de dados qualitativos e quantitativos de seu site e sites de concorrentes para melhorar sua experiência on-line e atingir metas de negócios, como garantir mais pedidos de produtos ou leads qualificados. Você analisa todos esses dados com ferramentas de análise da web.

10 melhores ferramentas de análise da web para empresas como a sua

Explore as 10 principais ferramentas de análise da web agora:

  1. Google Analytics
  2. Ahrefs
  3. SEMrush
  4. Matomo
  5. Crazy Egg
  6. MarketingCloudFX
  7. Kissmetrics
  8. Moz Pro
  9. Adobe Analytics
  10. Clicky


1. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de sites obrigatória, especialmente para análise de SEO .  

Preço: Gratuito, com opções pagas para o Google Analytics 360 Suite


Com o Google Analytics — que é um software de análise gratuito — sua empresa recebe informações incríveis sobre o desempenho do seu site, o comportamento dos visitantes do seu site e até mesmo os recursos demográficos de seus usuários.

A ferramenta de rastreamento da web também se integra aos seguintes programas da Google Marketing Platform :

  1. Anúncios do Google
  2. Google Data Studio
  3. Google Optimize
  4. Google Search Console
  5. E mais

Embora a maioria das empresas possa aproveitar ao máximo o Google Analytics, algumas exigem uma versão mais robusta da plataforma: Google Analytics 360 . Esta versão paga do Google Analytics 360 inclui análise avançada, atribuição baseada em dados e muito mais.

2. Ahrefs

Uma ferramenta paga para monitorar análises de sites, o Ahrefs recebe muitos elogios de especialistas do setor. A plataforma web apresenta um conjunto de ferramentas que ajudam sua empresa a auditar, desenvolver e melhorar sua estratégia de otimização de mecanismos de busca (SEO) .  

Preço: $ 99 a $ 999 por mês, com opções de pagamento anual disponíveis


Usando o Ahrefs , sua equipe pode:

  1. Descubra palavras-chave valiosas em seu setor e mercado
  2. Verifique seu site para problemas comuns de SEO
  3. Audite e monitore seu perfil de backlinks
  4. Analise os rankings dos concorrentes
  5. Explore as lacunas de conteúdo entre você e os concorrentes
  6. E mais

Se sua empresa quiser experimentar antes de comprar, o Ahrefs oferece um teste de sete dias por US$ 7.

3. SEMrush

Com o SEMrush , sua empresa pode usar a análise do seu site para criar anúncios poderosos e atraentes e conteúdo focado no usuário que gera compartilhamentos nas mídias sociais e na web. Como outras ferramentas de rastreamento de sites, o SEMrush oferece uma assinatura mensal paga.  

Preço: US$ 99,95 a US$ 399,95 por mês, com preços personalizados para soluções de nível empresarial


No SEMrush, sua equipe pode acessar um conjunto de ferramentas para realizar uma variedade de tarefas, incluindo:

  1. Pesquisando campanhas publicitárias de concorrentes, orçamentos de anúncios e muito mais
  2. Compilar palavras-chave valiosas para conteúdo e iniciativas de anúncios
  3. Verificando o tráfego do site do concorrente e as estratégias de marketing
  4. Acompanhando seu desempenho em plataformas de mídia social
  5. Monitorando sua posição para palavras-chave de alto valor
  6. Auditoria do seu perfil de backlinks
  7. Gerando e compartilhando relatórios de análise de sites personalizados

Para muitas empresas, a SEMrush oferece um valor tremendo por causa de sua abordagem de 360 ​​graus ao marketing online. Você pode avaliar sua estratégia de pay-per-click (CPC) , mídia social , marketing de conteúdo e SEO em um só lugar, além de compartilhar essas informações com pessoas em toda a sua empresa.

4. Matomo

Mais de 1,4 milhão de sites, como a NASA, usam o Matomo . A ferramenta paga de rastreamento da web, anteriormente conhecida como Piwik, oferece uma solução de análise de sites tudo-em-um que ajuda sua empresa a ganhar mais com o tráfego do site.  

Preço: US$ 29 a US$ 11.900 por mês, com preços personalizados para soluções de nível empresarial


Também está em conformidade com o GDPR, ou o Regulamento Geral de Proteção de Dados .

Ao contrário de muitas das melhores ferramentas de análise de sites, o Matomo oferece uma solução no local.

Com uma solução no local, sua empresa pode armazenar e gerenciar todos os dados do seu site internamente. Essa opção, no entanto, requer experiência adicional dos membros da equipe.

Não importa como você incorpore o Matomo em seu local de trabalho, você pode usar os seguintes recursos :

  1. Perfis de visitantes
  2. Mapas de calor
  3. Gerenciador de tags
  4. Teste A/B
  5. Relatórios de mecanismos de pesquisa
  6. E mais


Se você estiver curioso sobre como o Matomo funcionaria para sua empresa, inicie uma avaliação gratuita de 30 dias.

5. Crazy Egg

Você também pode acompanhar e analisar as análises do seu site com o Crazy Egg . Ao contrário de algumas das outras ferramentas de métricas de sites mencionadas, o Crazy Egg se concentra na otimização da taxa de conversão (CRO) e nos testes A/B , que podem ajudar sua empresa a criar um site melhor que gere mais tráfego, leads e receita.  

Preço: $ 24 a $ 249 por mês, com planos e preços personalizados para empresas e agências


Alguns recursos que sua equipe pode aproveitar com o Crazy Egg incluem:

  1. Mapas de calor
  2. Gravações de visitantes
  3. Instantâneos de visitantes
  4. Ferramentas do editor de sites
  5. E mais


Se sua empresa usa Shopify, Wix, Joomla, WordPress ou outra plataforma semelhante, é fácil integrar seu site com o Crazy Egg também. Esse recurso economiza o tempo da sua equipe e ajuda você a iniciar seu primeiro projeto CRO rapidamente. Crazy Egg também inclui um teste gratuito de 30 dias.

6. MarketingCloudFX

As empresas também podem avaliar a análise de seu site com o MarketingCloudFX . Uma ferramenta paga de rastreamento da Web, o MarketingCloudFX fornece informações avançadas sobre o desempenho offline e online do seu site, bem como sua estratégia de marketing digital.  

Preço: Preços começam em $ 875/mês, veja informações completas sobre preços aqui


Alguns exemplos do que sua equipe pode fazer (e aprender) com o MarketingCloudFX incluem:

  1. Revise as ações dos leads em seu site
  2. Monitore as visitas e o comportamento dos concorrentes em seu site
  3. Avalie o valor monetário do conteúdo e dos tópicos de conteúdo
  4. Personalize o conteúdo do seu site para os visitantes
  5. Rastreie e transcreva chamadas telefônicas de visitantes do site
  6. Resuma o retorno do investimento (ROI) do seu site e estratégia de marketing


O IBM Watson, um dos principais programas de software de aprendizado de máquina do setor , também potencializa o MarketingCloudFX. Para sua empresa, esse recurso oferece uma vantagem exclusiva quando se trata de avaliar a análise do seu site e tomar medidas.

7. Kissmetrics

Ferramentas de rastreamento da Web, como o Kissmetrics, não apenas ajudam sua empresa a alcançar mais clientes em potencial, mas também a reter sua base de clientes atual. Mais de 900 empresas, como a Rosetta Stone, usam o Kissmetrics para melhorar as taxas de conversão, engajamento do usuário e retenção de clientes.  

Preço: apenas planos de preços personalizados


Embora não seja um software de análise gratuito, sua empresa pode usar o Kissmetrics de algumas maneiras, inclusive para:

  1. Compile públicos para anúncios do Facebook e Instagram
  2. Automatize campanhas de e- mail marketing
  3. Definir e rastrear segmentos de usuários
  4. Monitore as jornadas do cliente em vários dispositivos


Assim como o Crazy Egg, o Kissmetrics também se integra a várias plataformas diferentes, incluindo Slack e Shopify.

8. Moz Pro

As empresas também podem acessar e analisar suas análises de sites com o Moz Pro . Com o Moz Pro, sua empresa pode se concentrar em melhorar sua estratégia de SEO, o que pode resultar em classificações mais altas nos resultados de pesquisa orgânica e no tráfego do site.  

Preço: $ 99 a $ 599 por mês


Algumas ferramentas que vêm com o Moz Pro incluem:

  1. Keyword Explorer, para avaliar e compilar listas de palavras-chave
  2. Rankings, para monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa nacionais e locais
  3. Site Crawl, para rastrear seu site para problemas de SEO
  4. Pontuação de otimização de página, para avaliar sua otimização atual na página


Se você quiser experimentar este software de análise da web, poderá iniciar uma avaliação gratuita de 30 dias.

9. Adobe Analytics

O Adobe Analytics é outra solução para monitorar as métricas do seu site. Embora seja uma ferramenta paga de rastreamento da Web, o Adobe Analytics fornece à sua equipe insights acionáveis ​​para melhorar seus resultados. Além disso, o Adobe Analytics traz dados de vários canais, como mídia social e pesquisa, em um único local.

 Preço: apenas planos de preços personalizados

As empresas podem usar esta ferramenta de análise de sites para várias tarefas, incluindo:

  1. Como criar métricas personalizadas
  2. Identificando e reagindo às tendências
  3. Acessando dados em tempo real
  4. Avaliando a jornada do cliente
  5. Integração de estratégias de marketing e publicidade


Embora o Adobe Analytics não ofereça uma avaliação gratuita, sua empresa pode se inscrever para uma demonstração gratuita.

10. Clicky

Clicky é uma ferramenta de métricas de sites frequentemente mencionada. Uma opção gratuita, o Clicky fornece informações detalhadas sobre o desempenho analítico do seu site. Além disso, ele monitora seu site em tempo real, oferecendo à sua equipe acesso instantâneo aos números mais recentes.

 Preço: Grátis até US$ 159,99 por mês, com preços personalizados disponíveis

Algumas das ferramentas disponíveis no Clicky incluem:

  1. Rastreamento de visitantes e ações individuais
  2. Mapas de calor
  3. Filtragem de spam
  4. Monitoramento de tempo de atividade
  5. Acompanhamento de campanha
  6. Teste A/B


Como algumas das outras ferramentas de rastreamento de sites mencionadas, o Clicky oferece uma avaliação gratuita de sua versão paga.

Perguntas frequentes sobre análise de sites

Saiba mais sobre a análise de sites em nosso FAQ:

Por que a análise de sites é importante?

A análise de sites é importante porque ajuda sua empresa a:

  1. Entenda como os usuários encontram e interagem com seu site
  2. Descubra como os usuários percorrem seu funil de compra
  3. Saiba o que os usuários pensam sobre sua marca, produtos ou serviços
  4. Acompanhe o desempenho de suas estratégias de marketing digital
  5. Meça seu ROI de marketing digital


Essencialmente, você pode usar ferramentas gratuitas de análise de sites para tomar decisões baseadas em dados sobre sua estratégia de marketing. Essas decisões podem se traduzir em mais tráfego, leads e receita para sua empresa, o que é vantajoso para todos.

Como funcionam as ferramentas de análise da web?

Muitas ferramentas de análise da web, como o Google Analytics, funcionam por meio de um snippet de JavaScript que você adiciona às suas páginas da web. Esse snippet rastreará a atividade em seu site, como tráfego e conversões, e disponibilizará esses dados em um painel dedicado.

Em alguns casos, o software de análise da web não requer instalação.

Por exemplo, você pode usar uma ferramenta como o Ahrefs para monitorar seus rankings sem instalar nada.

Que tipos de análise de sites posso medir?

Você pode acompanhar e medir uma variedade de análises de sites, incluindo:

  1. Origem do tráfego
  2. Meio de tráfego
  3. Páginas de destino
  4. Sair das páginas
  5. Localização do visitante
  6. Dispositivo do visitante
  7. Classificações de palavras-chave
  8. Taxas de conversão
  9. E mais


O que você quer saber determinará o que você mede.

Por exemplo, suponha que você esteja curioso sobre quais canais geram mais tráfego para sua empresa. Nesse caso, você pode usar um software de análise gratuito como o Google Analytics para ver quais canais (durante um período específico) geraram mais tráfego para seu site.

Antes de começar a comparar ferramentas de análise da web, pense no que você deseja acompanhar, medir ou aprender. Dessa forma, você pode concentrar seus esforços nas melhores ferramentas de análise de sites para o que você precisa em relação a todas as ferramentas possíveis disponíveis.

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