Como você pode conduzir uma análise do site concorrente?

Ao monitorar o marketing dos concorrentes, você aprende muito sobre como otimizar suas campanhas. Mas como você faz isso?

Que processo você deve seguir para realizar uma análise da concorrência? Aqui estão três etapas que você deve seguir quando quiser analisar os sites de seus concorrentes.

1. Identifique seus concorrentes

É difícil monitorar os concorrentes quando você nem sabe seus nomes. É por isso que, antes de fazer qualquer outra coisa, você precisa identificar seus concorrentes. Você já deve conhecer vários concorrentes diretos e, em caso afirmativo, pode listá-los desde o início.

Mas você também vai querer realizar uma pesquisa mais completa para ter certeza de quais empresas observar. Como você deseja analisar sites, a melhor maneira de encontrar seus concorrentes é ver quais sites de empresas têm uma classificação alta no Google. Tente pesquisar algumas palavras-chave principais relacionadas ao seu negócio.

Por exemplo, se você vende carros em Los Angeles, tente pesquisar “concessionária de carros de LA”.  

Em seguida, veja quais sites têm a classificação mais alta para essas palavras-chave. Os resultados devem fornecer uma lista sólida de concorrentes para usar.

2. Determine quais informações você está procurando

Visitar o site de um concorrente e, em seguida, navegar sem rumo na esperança de encontrar algo útil não é a maneira correta de conduzir uma análise do site do concorrente. Você precisa entrar com um conceito claro do que você está procurando aprender. Aqui estão alguns exemplos de coisas que você pode pesquisar nos sites de seus concorrentes:

  • Palavras-chave segmentadas
  • Formatos ou tópicos de postagem de blog
  • Recursos, ferramentas ou plugins externos
  • Recursos técnicos de web design, como velocidade da página ou compatibilidade com dispositivos móveis
  • Formulários de captura de e-mail , pop-ups ou outras chamadas para ação (CTAs)
  • Backlinks

Ao ter um objetivo, você será muito mais eficiente em sua busca. Vá se concentrando nas informações específicas que você deseja e faça isso com as melhores ferramentas para encontrar essas informações.

3. Faça uma análise SWOT

Depois de saber quem e o que você está monitorando, é hora de começar sua análise. Especificamente, você deve realizar uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de seus concorrentes. Digamos que você esteja procurando as palavras-chave que um concorrente segmenta em seu conteúdo.

Você deve procurar fazer perguntas como:

  • Quais palavras-chave estão trazendo sucesso para esse concorrente que você poderia considerar implementar?
  • Quais palavras-chave não estão funcionando bem para esse concorrente?
  • Quais palavras-chave esse concorrente não está segmentando e que você pode segmentar para obter tráfego?
  • Quais palavras-chave esse concorrente está segmentando que representam uma ameaça ao seu marketing, como as palavras- chave de marca da sua empresa ?

Depois de concluir sua análise SWOT, você terá um roteiro de como otimizar seu marketing.

Related Posts

O Papel dos Totens de Autoatendimento na Experiência do Cliente: Estratégias de Marketing para Encantar Consumidores

O Papel dos Totens de Autoatendimento na Experiência do Cliente: Estratégias de Marketing para Encantar Consumidores

Os totens de autoatendimento estão se tornando cada vez mais comuns em uma variedade de setores, desde varejo e restaurantes até aeroportos e hotéis. Além de simplificar…

A Importância do Sistema de Controle de Vendas

Você já parou para pensar na importância de ter um sistema de controle de vendas eficiente para o seu negócio? Se você é um empreendedor ou trabalha…

Impressoras térmicas: inovação e eficiência na impressão moderna

A impressão térmica é uma tecnologia que tem desempenhado um papel fundamental na evolução da indústria de impressão, oferecendo inovação e eficiência em diversas aplicações. Hoje, vamos…

O Futuro dos Pagamentos Online nos E-commerce

O comércio eletrônico vem transformando a maneira como consumimos produtos e serviços. Com a constante evolução da tecnologia, o futuro dos pagamentos online promete ainda mais inovação…

Saiba como criar anúncios no instagram e aumentar suas vendas

O Instagram se transformou em uma poderosa plataforma de marketing, oferecendo oportunidades valiosas para alcançar seu público-alvo de maneira eficaz.  Neste artigo, vamos mergulhar no mundo dos…

Emissão de nota fiscal para transações que envolvem criptomoedas

A emissão de nota fiscal para transações que envolvem criptomoedas deve ser tratada da mesma forma que qualquer outra transação comercial, considerando a legislação e regulamentação local….

Leave a Reply

Your email address will not be published.