Como criar formulários eficazes de geração de leads

O site da sua empresa serve a muitos propósitos. Ele aumenta o reconhecimento da marca, informa os clientes em potencial sobre seus serviços e mostra a eles o que o diferencia de seus concorrentes – apenaspara citar alguns.


Embora tudo isso contribua para o seu sucesso geral, a principal função do seu site deve ser gerar novos leads para sua empresa. Se isso não acontecer, seu site não está fornecendo tanto valor para seus negócios quanto poderia e não afeta diretamente seus resultados.

É aí que as formas de geração de leads se tornam extremamente importantes. Os formulários do seu site precisam ser funcionais e otimizados para gerar o maior número possível de leads qualificados. Otimize seus formulários e você poderá aumentar suas taxas de conversão de formulários de contato .

O que são formas de geração de leads?

Se sua empresa opera em um modelo B2B, um de seus principais objetivos para seu site deve ser fazer com que clientes em potencial enviem formulários com as informações necessárias para contatá-los sobre como trabalhar com você.

Na maioria dos casos, esses formulários são enquadrados como formulários de contato ou formulários de cotação gratuita. Dependendo do seu negócio, pode ser uma boa ideia ter ambos em todo o seu site.

No mínimo, você precisa do nome e do endereço de e-mail de cada lead. E se você deseja coletar o maior número possível de leads, esses podem ser seus únicos campos obrigatórios em um formulário.

No entanto, quanto mais informações você obtiver sobre cada lead, mais fácil será determinar se eles são adequados para o seu negócio e se há alguma pesquisa que você possa fazer antes de entrar em contato com eles.

O que torna um formulário de geração de leads eficaz?

Se um formulário traz leads qualificados para o seu negócio, é pelo menos um pouco eficaz. Mas quando se trata de gerar os clientes que sua empresa precisa para ter sucesso, “um pouco” não é suficiente.

Um formulário eficaz de geração de leads:

  1. Gera o maior número possível de leads
  2. Coleta informações suficientes de cada um de seus leads para ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre quais buscar.


Infelizmente, esses objetivos geralmente funcionam um contra o outro. Se um formulário de contato for muito longo, alguns de seus leads o completarão. E se um formulário de contato for muito curto, ele não fornecerá as informações de que você precisa.

Isso significa que a criação de formulários de contato eficazes requer a identificação das informações mais importantes de que você precisa de cada um de seus leads e, em seguida, facilitar ao máximo o fornecimento desses leads.

Como exemplo, uma  estratégia de geração de leads de consultório odontológico  pode usar formulários para coletar o nome e o número de telefone de um paciente. Se a clínica oferece serviços especializados, como clareamento dos dentes ou tratamentos de canal, também pode dar aos pacientes em potencial a opção de marcar quais serviços eles precisam ou desejam.

Se você está procurando inspiração,  esses 10 formulários de contato são ótimos exemplos que você pode usar para ter uma ideia de como seus formulários devem ser.

Como criar formulários de geração de leads eficazes para o seu site

Existem algumas  práticas recomendadas gerais a serem seguidas , mas só porque um formato funciona para uma empresa não significa que funcionará para outra. Para criar formulários de geração de leads eficazes, você precisa pensar em seus clientes em potencial e nas informações que deseja deles.

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para começar:

1. Determine quais informações são as mais importantes

No mínimo, cada um de seus formulários deve exigir o nome e o endereço de e-mail de um lead. Isso permitirá que você entre em contato com eles sobre o produto ou serviço que eles desejam.

Mas se esta for a única informação de que você precisa, você não terá como saber por que algum de seus leads está entrando em contato com você.

Em alguns casos, eles serão clientes em potencial. Mas eles também podem ser candidatos a emprego, visitantes do site com perguntas gerais sobre seu setor ou simplesmente spam.

Pedir informações adicionais ajudará você a separar os leads qualificados dos demais, mas essas informações dependem do tipo de produto ou serviço que você fornece. Para ajudar você a começar, alguns requisitos comuns são:

  1. Nome da empresa (se você opera em um modelo B2B)
  2. Orçamento projetado (mensal ou total)
  3. Serviços específicos desejados (se você oferecer uma variedade)
  4. Número de telefone


Lembre-se de que você não deve tentar coletar todas as informações possíveis de que precisará logo de cara. Você precisará acompanhá-los de qualquer maneira, para que possa pedir informações mais específicas e detalhadas quando fizer isso.

Dito isso, também é uma boa ideia incluir um campo de “comentários” para qualquer informação adicional que um lead queira fornecer.

2. Torne alguns campos opcionais

Depois de determinar os campos que deseja incluir em seu formulário, é uma boa ideia tornar alguns deles opcionais. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas se um lead não quiser preencher todos os campos que você tem, é melhor coletar  algumas  de suas informações em vez de nenhuma.

Você pode fazer isso para qualquer um dos campos que não são necessários, como informações de contato além do endereço de e-mail. Mesmo que você prefira falar com os leads por telefone, não  precisa  do número de telefone deles para discutir seus serviços com eles.

Você também deve tornar seu campo “informações adicionais” opcional. Se um lead ainda estiver perto do topo do funil de vendas, ele provavelmente não terá muitos detalhes sobre o que o projeto envolve – e você não quer que isso impeça que ele trabalhe com você.

3. Considere dividir seu formulário em várias páginas

Se você realmente  precisar  coletar mais de cinco ou seis informações de seus leads, considere dividir seu formulário em várias páginas.

Isso evita que seu formulário pareça complexo e sobrecarregado, o que pode impedir que seus leads o preencham. Por outro lado, também adiciona mais um passo para gerar um lead, por isso é importante que você avalie suas opções.

4. Execute testes A/B ou multivariados 

Ao criar seus primeiros formulários, você fará algumas escolhas com base em suposições. Você não tem como saber quantos campos seus leads estão dispostos a preencher, quais perguntas são mais propensas a afastá-los ou mesmo quais chamadas para ação são as mais atraentes. É por isso que é importante executar  testes A/B  em cada um de seus formulários. Quando você testa várias versões de um formulário, é fácil ver qual tem a maior taxa de conversão. Usando essas informações, você pode ter certeza de que criou o formulário de geração de leads mais eficaz possível.

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