1. Entenda seu público
A automação de marketing digital não é nada sem as informações que você fornece. Reserve um tempo para delinear quem é seu público e coloque as pessoas em diferentes grupos de segmentação.
Por exemplo, se você é um banco e oferece serviços para indivíduos e empresas , esses dois públicos não desejarão os mesmos e-mails ou anúncios. Você pode usar a automação para alcançar, mas se houver uma discrepância entre o cliente e o conteúdo, seu marketing perde eficácia.
Nenhuma quantidade de tecnologia pode compensar uma incompatibilidade de intenção do cliente.
2. Crie conteúdo para diferentes segmentos e estágios de público
As pessoas não são computadores. Não devemos ser unidades idênticas que operam todas da mesma maneira.
Se você tiver diferentes segmentos de público, seu conteúdo deve atender a cada um, para que você responda a todas as perguntas possíveis, forneça informações relevantes e crie um relacionamento que faça com que as pessoas voltem para você.
Não se limite apenas ao conteúdo dividido por diferentes interesses ou indústrias. Mesmo as pessoas que procuram o mesmo produto estão em diferentes fases de suas jornadas de compra.
A maneira mais simples de analisar a jornada de alguém é dividi-la em estágios de topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
No topo, as pessoas conhecem o seu negócio . É aqui que você estabelece sua experiência e compartilha conteúdo informativo e útil que, na maioria das vezes, evita ser muito de vendas.
No meio do funil , as pessoas estão considerando suas opções. Aqui você vai querer ajudar as pessoas com sua decisão, e você pode até jogar seu chapéu no ringue.
Na parte inferior do funil , é aqui que você fecha o negócio. Enfatize realmente seu valor e como o que você oferece pode ajudar seu público a atingir seus objetivos ou resolver seus problemas.
A jornada do cliente nem sempre é linear e inclui muitos pontos de contato com sua empresa. Basta estar lá para o seu público e fornecer informações valiosas. Com conteúdo estratégico, suas campanhas de marketing automatizadas podem agregar muito mais valor.
3. Confira seus resultados
Novamente, a automação de marketing tira muito trabalho manual do seu prato, mas isso não significa que você pode parar de verificar suas campanhas.
Uma campanha de e-mail automatizada pode não estar gerando os melhores resultados . Seus lances de anúncios digitais podem estar ficando muito altos para você.
Não lance uma campanha automatizada e confie que tudo funcionará perfeitamente. Você pode precisar ajustar algumas partes até encontrar o que realmente funciona.