1. Site
Uma das maiores fontes de dados primários é o seu site. Os consumidores visitam seu site, interagem com suas páginas e fazem compras todos os dias.
Coletar informações dos usuários que interagem com seu site é uma excelente maneira de saber mais sobre seus clientes potenciais e atuais.
Quando os usuários preenchem um formulário de orçamento gratuito ou fazem uma compra, eles fornecem informações sobre si mesmos, como endereço de e-mail ou número de telefone.
Além disso, com as ferramentas de análise de sites , você pode acompanhar como os usuários interagem com seu site.
Por exemplo, você pode visualizar as seguintes informações sobre seus visitantes:
- Quanto tempo eles passam no seu site
- Quais páginas eles visitam
- Em quais links e botões eles clicam
- Que conteúdo eles visualizaram antes de converter
- E mais
Portanto, se você deseja coletar dados primários valiosos para sua empresa, seu site é um dos melhores lugares para começar.
2. Mídias sociais
O próximo em nossa lista de fontes de dados primárias é a mídia social . Se você estiver promovendo sua marca em canais de mídia social , poderá obter muitas informações de seus seguidores.
Por exemplo, muitos sites de mídia social , como Facebook e Instagram , oferecem informações sobre seus seguidores atuais.
Você pode ver um detalhamento de vários detalhes sobre seus seguidores, incluindo:
- Era
- Gênero
- Localização
- Nível de educação
- Cargo
- Status de relacionamento
- Interesses e hobbies
Além disso, a mídia social permite que você se comunique e se envolva facilmente com seu público . Você pode pedir feedback aos seus seguidores sobre seus produtos ou pedir que eles preencham uma pesquisa para saber ainda mais sobre seu público.
3. Pesquisas
As pesquisas são uma maneira simples e eficaz de coletar dados primários do seu público. Eles podem fornecer muitos benefícios significativos para o seu negócio.
Enquetes e pesquisas são opcionais, o que significa que quando seu público completa sua pesquisa, eles voluntariamente fornecem suas informações a você.
As pesquisas podem não apenas permitir que você obtenha feedback valioso sobre seus produtos e serviços, mas também ajudam a coletar uma grande quantidade de informações sobre seus potenciais e clientes.
Por exemplo, você pode criar uma pesquisa de mercado que pergunte a seus clientes por que eles escolheram sua marca em detrimento de seus concorrentes.
Ao coletar dados primários de pesquisas, você pode saber mais sobre seus clientes atuais e suas opiniões sobre seus produtos e serviços.
Como resultado, você pode usar essas informações para otimizar suas estratégias e melhorar seus produtos para gerar melhores resultados para sua empresa no longo prazo.