10 das dicas de marketing de conteúdo mais importantes para 2021

Menos de uma década atrás, um site simples era tudo o que um negócio precisava para ter sucesso online. Algumas páginas de informações básicas foram suficientes para explicar seus produtos e serviços, e o objetivo real era fazer com que os clientes em potencial ligassem ou visitassem uma loja física. Agora, não é tão simples, e é por isso que reunimos esta lista de dicas de marketing de conteúdo para ajudar seu site a se destacar.


10 dicas de marketing de conteúdo para iniciantes e além

Esteja você procurando dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas, dicas de marketing de conteúdo para iniciantes ou mesmo se você já está no jogo há algum tempo, essas dicas são aplicáveis ​​ao seu negócio.

  1. Conheça seu público
  2. Escreva para o seu público
  3. Pesquise seus concorrentes
  4. Encontre um ângulo único
  5. Estreite seu foco
  6. Tenha um propósito para tudo que você cria
  7. Faça dos leitores sua prioridade
  8. Faça conexões relevantes para o seu negócio
  9. Defina metas mensuráveis
  10. Monitore seu progresso


Continue lendo para saber mais sobre nossas dicas e truques favoritos de marketing de conteúdo!

Dica de marketing de conteúdo 1: conheça seu público

Antes de criar qualquer tipo de estratégia de marketing (online ou não), você precisa conhecer seu público. Mas, diferentemente da maioria  dos métodos tradicionais , o marketing de conteúdo exige que você saiba mais do que quem é seu público-alvo.

O marketing de conteúdo exige que você escreva artigos, postagens de blog e gráficos que envolvam seu público. Para fazer isso, você precisa entender o que seus clientes em potencial desejam. Quais são seus interesses? Em que eles precisam de ajuda? E que palavras e frases eles usam para encontrar respostas online?

Aqui está um exemplo dessa dica de marketing de conteúdo em ação. Uma  estratégia de marketing digital farmacêutico  e uma  estratégia de marketing digital odontológica  podem se concentrar em dois públicos distintos, embora ambas operem na área da saúde. Enquanto o negócio farmacêutico tem como alvo os médicos, o consultório odontológico se concentra nos pacientes, resultando em diversos conteúdos.

Se você tiver uma compreensão sólida do seu público, seus esforços de marketing de conteúdo serão muito mais bem-sucedidos. E se você nunca fez esse tipo de pesquisa,  criar personas  pode ser uma ótima maneira de começar.

Dica de marketing de conteúdo 2: escreva para seu público

Essa técnica de marketing de conteúdo pode parecer óbvia, mas uma vez que você sabe quem é seu público, você precisa escrever para eles. Desde a seleção de tópicos até as edições finais, seu público deve desempenhar um papel importante na maneira como você apresenta as informações.

Desde o início, você deve selecionar tópicos que os clientes em potencial gostariam de aprender. Este é um processo desafiador (e às vezes você estará errado), mas você pode começar com  essas sete maneiras  de encontrar ideias que eles vão adorar.

Dica de marketing de conteúdo 3: pesquise seus concorrentes

Considerando que  48% dos profissionais de marketing B2B  e  77% dos profissionais de marketing B2C  usam marketing de conteúdo, você provavelmente não é o único negócio em seu setor que tenta atrair clientes com conteúdo. E embora isso signifique que você tem competição, também significa que você tem a oportunidade de ver o que outras pessoas estão criando.

Dê uma olhada no que outros principais concorrentes do seu setor estão fazendo com suas estratégias de conteúdo. Quais formatos eles estão usando? Quais tópicos eles estão discutindo? E como seus leitores estão respondendo?

Dica de marketing de conteúdo 4: encontre um ângulo único

Essa é uma das dicas mais importantes de marketing de conteúdo. Embora seus concorrentes possam ser ótimas fontes de  ideias de tópicos , você deve evitar publicar conteúdo muito semelhante ao de qualquer outra pessoa. Afinal, o objetivo do marketing de conteúdo é fornecer a seus clientes informações úteis, não informações que estejam prontamente disponíveis.

Sempre que você vir uma grande ideia, resista à tentação de simplesmente replicá-la com algumas pequenas alterações. Em vez disso, veja o tópico como um ponto de partida e procure maneiras de adotar seu próprio ângulo exclusivo. Isso evitará que você se torne parte da “câmara de eco” do conteúdo online e seja muito mais interessante para seus leitores.

Dica de marketing de conteúdo 5: restrinja seu foco

Ao selecionar os tópicos sobre os quais deseja escrever, você pode encontrar tópicos amplos e gerais. Mas, a menos que você esteja preparado para gastar tempo criando  conteúdo abrangente de formato longo , você deve restringir cada tópico ao ponto em que possa cobri-lo completamente.

Além de tornar a criação de conteúdo mais gerenciável, isso também ajudará você a criar tópicos mais eficazes. É melhor ter 10 páginas que respondam de forma abrangente a uma pergunta específica do que uma página que responda a 10 perguntas com explicações mínimas – especialmente se cada pergunta trata de um tópico diferente.

Dica de marketing de conteúdo 6: Tenha um propósito para tudo que você cria

A maioria do conteúdo se enquadra em uma das duas categorias: Útil ou divertido. À medida que você tiver ideias de tópicos, pergunte a si mesmo se sua ideia ajudaria um cliente em potencial a resolver um problema. Se não, pergunte a si mesmo se eles achariam engraçado ou interessante.

Se a resposta for “não” para ambas as perguntas, descarte a ideia. E se a resposta for “sim”, deixe claro o objetivo em seu título. Em muitos casos, isso é tão simples quanto “Como X” ou “10 coisas que você deve saber sobre Y”. Se os leitores souberem o que aprenderão lendo seu artigo, estarão mais propensos a dedicar um tempo para fazê-lo.

Dica de marketing de conteúdo 7: Faça dos leitores sua prioridade

Pode ser um desafio criar conteúdo que seja principalmente informativo. Depois de anos escrevendo textos com o objetivo de fechar vendas, é muito fácil recorrer à linguagem “vendas”.

Esteja ciente dessa distinção e tenha o cuidado de tornar a informação aos seus leitores a prioridade em todo o seu conteúdo. Os consumidores de hoje são propensos a ignorar o conteúdo promocional, e isso pode facilmente arruinar suas chances de conquistar a confiança dos visitantes do site. Em vez disso, quando você estiver comercializando seus produtos ou serviços, diga aos leitores o que você faz, por que é importante, quais são as vantagens para sua empresa e como você pode ajudar clientes em potencial.

Dica de marketing de conteúdo 8: faça conexões relevantes com o seu negócio

Embora seja importante não ser  muito  promocional, você deve procurar oportunidades para mencionar seus produtos ou serviços quando relevante. Mesmo que seja simplesmente um link para outra página na parte inferior de uma postagem de blog, manter os visitantes em seu site além da primeira coisa que eles veem é fundamental para convertê-los em clientes.

Dica de marketing de conteúdo 9: defina metas mensuráveis

Como em qualquer  estratégia de marketing , você deve ter metas concretas para o conteúdo do seu site. Portanto, antes de começar, determine o que você espera realizar. Aqui estão alguns dos objetivos mais comuns de marketing de conteúdo:

  1. Aumente o tráfego do site
  2. Atraia mais visitantes de primeira viagem
  3. Atraia visitantes mais segmentados
  4. Gerar inscrições para uma lista de e-mail
  5. Obtenha compartilhamentos nas redes sociais
  6. Aumente as conversões em seu site


Dica de marketing de conteúdo 10: monitore seu progresso

À medida que você utiliza essas dicas de marketing de conteúdo e publica conteúdo em seu site, certifique-se de monitorar regularmente seu progresso em relação às suas metas. Embora seja fácil simplesmente olhar para o volume de páginas que você publicou e sentir que realizou algo, é absolutamente necessário verificar se essas páginas estão realmente gerando resultados.

Torne a verificação  do Google Analytics  (ou outro programa de análise) parte de sua rotina e acompanhe as métricas que indicam o desempenho geral. Se as coisas estiverem indo bem, continue fazendo o que está fazendo e, caso contrário, use esses dados para revisar sua estratégia para ser mais eficaz.

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