Métricas para melhorar os resultados do Marketing

O marketing digital transformou a maneira como as empresas criam e medem as estratégias. Considerando que tudo pode ser mensurado, é interessante conhecer e entender o papel das métricas de marketing para estimar e obter melhores resultados.

O que são métricas de marketing?

As métricas de marketing são conhecidas como KPIs (Indicadores-chave de desempenho). Esses indicadores são utilizados para medir os resultados das ações e campanhas de marketing realizadas no seu negócio.

Com as métricas, os profissionais podem identificar o impacto e desempenho das estratégias de marketing e os resultados que estas geram para o negócio.

Existem diferentes KPIs e, para cada tipo de estratégia e objetivo, eles podem ser aplicados, adequados e combinados.

Isso porque são eles que ajudam os profissionais a entender se as escolhas foram ou não um sucesso. 

Sendo assim, a análise de cada métrica é importante para escolher as que são mais coerentes para os objetivos da empresa.

De um modo geral, as principais métricas são aplicadas em:

  • Campanhas de marketing;
  • Tráfego e qualidade do site;
  • Desempenho do blog;
  • Quantidade e qualidade de vendas;
  • Resultados em redes sociais;
  • Respostas em email-marketing.

A importância de acompanhar as métricas no marketing

O processo de análise das métricas é muito importante para entender se o planejamento está indo no caminho certo. 

Boas estratégias de marketing são desenvolvidas em várias etapas e cada uma tem ações e campanhas que ajudam a conquistar resultados.

Com as métricas, as marcas podem aperfeiçoar a comunicação com a sua audiência, utilizando a linguagem adequada para aumentar as conversões. 

A mensuração é feita a partir de insights e com a visualização dos dados estipulados como relevantes para atingir um objetivo da campanha, ajudando no aprimoramento das estratégias.

Por exemplo, para aumentar o número de vendas de um produto foi percebido que é necessário captar mais leads qualificados e nutri-los corretamente. Para isso, o investimento em otimização do site e criação de conteúdos deve ser feito.

Nesse exemplo, os KPIs devem ser relacionados à produção de materiais relevantes, qual o potencial de conversão que eles trazem para evoluir o cliente na jornada de compra e o índice de efetivação de vendas. 

Com esses dados, é possível identificar os gargalos e quais as pontas da estratégia não estão sendo tão efetivas.

Além disso, os resultados obtidos com as métricas ajudam a avaliar quais investimentos são os melhores em relação à mídia paga. 

Para as redes sociais, as métricas são importantes para verificar quais conteúdos geram maior engajamento, qual o melhor horário de postagem, entre outros detalhes.

Consequentemente, com essas informações, os profissionais podem tomar decisões mais assertivas, permitindo que a equipe não se baseie em achismos.

Métricas importantes no marketing digital

Tendo como base a importância das métricas para estratégias mais efetivas, é importante também conhecer quais dados e métodos são mais relevantes para otimizar as campanhas de marketing.

De modo geral, as mensurações mais utilizadas para o acompanhamento das estratégias são:

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Saber quanto custa cada novo cliente que chega no seu negócio é importante para cuidar da saúde financeira da empresa. 

Ao calcular o CAC, é necessário incluir todos os gastos realizados para chamar atenção do consumidor.

Esses gastos se resumem em investimentos em mídia paga, despesas com as campanhas e os salários das equipes de marketing e vendas.

Inclusive, para trazer uma visão mais ampla do negócio, é fundamental trazer um comparativo do custo de aquisição com o retorno trazido por esse cliente, ou mesmo o custo x retorno durante todo o relacionamento do consumidor/cliente com a marca.

Taxa de conversão

A conversão é considerada o primeiro passo para o consumidor entrar no funil de vendas. 

O acompanhamento desta métrica ajuda a entender o desempenho dos conteúdos disponibilizados, materiais estes que fazem parte da estratégia de inbound marketing, que ajuda na conquista de novos leads (potenciais clientes).

Ticket médio

Esta métrica é utilizada para saber a média de gastos que os seus clientes destinam a sua empresa. 

No processo de avaliação é interessante considerar uma média mensal. Se o valor estiver muito baixo, não trazendo retorno sobre o valor investido para captar esse cliente, por exemplo, é necessário investir em estratégias de crosselling e upselling e ajustar os fluxos de precificação e marketing.

A partir dos cálculos feitos, os profissionais têm uma média do faturamento, além de entender melhor o comportamento dos clientes.

CPL (Custo por lead)

Quanto custa a conversão dos leads? Não são todos que entram no funil de vendas que efetivamente se tornam clientes.

A nutrição dos leads é muito importante durante o processo de conversão, mas é preciso compreender qual o investimento necessário e qual taxa a estratégia apresenta em conversão – quantos leads nutridos em toda a jornada realmente compram – para saber se está sendo efetiva.

Os resultados obtidos mostram os pontos positivos e negativos das campanhas e, com essas informações, é possível ver o que está ou não dando certo para adequar as campanhas e conteúdos.

Taxa do ROI (Retorno Sobre Investimento)

A taxa de ROI permite que a empresa saiba o quanto de dinheiro ganha ou perde ao investir em diferentes canais de comunicação. 

Com essa métrica é possível mensurar cada campanha ou ação, além de permitir calcular custos com novas ferramentas e treinamento para o time.

Aqui, compreende-se a percentagem de ganhos e entradas financeiras ou captação de clientes em comparação com o investimento despendido. Ou seja, é possível avaliar quais estratégias são mais rentáveis.

Visualizações das páginas

Essa métrica indica o número de vezes que os visitantes acessaram as páginas do site.

Cada acesso é contabilizado como uma visualização, assim como o carregamento e atualização dos navegadores.

Com isso, essa métrica permite verificar se os esforços em SEO e as estratégias para o reconhecimento da marca estão funcionando.

Os números de visualizações podem indicar que as ações publicitárias são boas e se o site tem um tráfego alto.

Taxa de saída

O processo de link building é fundamental nas estratégias de SEO e também ajuda a manter o visitante por mais tempo no site.

No entanto, se a página não está otimizada, demora a carregar ou o usuário não obtém uma resposta adequada ao que ele procura, é comum que saia do site para pesquisar outras fontes. 

Isso é muito prejudicial para o site e pode ocasionar uma alta taxa de rejeição, reduzindo a autoridade. Assim, é muito importante acompanhar a qualidade do site e identificar páginas que tem alto potencial de saída.

Isso porque, basicamente, a taxa de saída mostra as últimas páginas visitadas pelos usuários antes de fechar os sites. 

Isso permite identificar se existem melhorias que podem ser feitas nesses materiais, como  rever a estrutura da página, se há boas CTAs (Call to Action), em português chamadas de ação, se é um conteúdo de valor e se ele propõe uma dor que pode solucionar, por exemplo.

Cabe, ainda, um ponto de atenção aqui: lembre-se que algumas páginas são criadas especialmente para serem uma página de saída, oferecendo downloads ou agradecimentos e é preciso levar isso em consideração na análise – visto que cumpriu um outro objetivo de conversão.

Considerações finais

Utilizar as métricas e alguns processos de automação são formas de fazer boas análises de marketing, facilitando a tomada de decisões e ajudando no sucesso dos negócios.

Assim, é muito importante saber quais métricas aplicar para otimizar os processos e conversões nas estratégias de marketing.

Além disso, é preciso considerar que, em conjunto, essas métricas possibilitam uma visão macro das melhorias necessárias e do potencial de oportunidades para as campanhas.

Related Posts

7 dicas para seu negocio

A velocidade da página é um fator de classificação? 

Quando clientes em potencial visitam um site, a última coisa que desejam é que a página demore muito para carregar. Páginas que demoram muito para carregar podem atrapalhar…

Shot of Modern Data Center With Multiple Rows of Operational Server Racks. Modern High-Tech Database Super Computer Clean Room.

Seu site precisa de HTTPS?

A segurança é uma grande preocupação para muitos dos consumidores de hoje. À luz dos principais hacks de cartão de crédito que aconteceram nos últimos anos, agora é…

ferramentas SEO

Seu site precisa de um certificado SSL?

Há muitos detalhes a serem considerados ao criar e gerenciar um site para sua empresa. E embora alguns deles possam parecer menores – especialmente se você estiver com…

9 dicas para criar formulários de contato que convertem

Procurando aumentar as conversões em seu site? Simplificar seus formulários de contato pode ajudar. Se seus formulários de contato não estão gerando os resultados desejados, é hora…

marketing qualidade

Como criar formulários eficazes de geração de leads

O site da sua empresa serve a muitos propósitos. Ele aumenta o reconhecimento da marca, informa os clientes em potencial sobre seus serviços e mostra a eles o…

7 dicas para seu negocio

7 dicas de marketing on-line local para ajudá-lo a começar

O marketing on-line local é a melhor maneira de sua empresa alcançar leads valiosos. Existem vários métodos à sua disposição que você pode usar para alcançar clientes locais. É…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.