A depressão é a segunda maior causa de licenças profissionais. Segundo um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil fica em segundo lugar no país das Américas com o maior número de pessoas deprimidas.
Já uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) realizada em 11 países, mostrou que o Brasil fica em primeiro lugar nos casos de ansiedade e depressão.
Os casos de pessoas deprimidas no trabalho só aumentam por causa da adaptação em mudanças profissionais, falta de reconhecimento da empresa, dificuldades de relacionamento com os colegas de trabalho ou a necessidade de alcançar resultados cada vez mais difíceis.
Se você está com sintomas de depressão e ainda precisa trabalhar, saiba que há alguns cuidados que você pode tomar para atenuar seu sofrimento. O primeiro passo é procurar um tratamento para depressão. Não há modo de se livrar da doença sozinho ou milagrosamente. Por isso, você tem que contar com a ajuda de um médico especializado.
Conheça alguns cuidados para você lidar com a depressão no trabalho.
- Converse com alguém
Se você está deprimido, o essencial é pedir ajuda para alguém. Essa pessoa pode aconselhar você e também acompanhá-lo no tratamento médico.
Se você ainda não começou o tratamento por falta de dinheiro, saiba que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico. Além disso, todos os convênios médicos oferecem cobertura para doenças psicológicas.
Você também pode tentar consultas gratuitas em faculdades ou mais baratas, como com o Cartão de Todos. Não há desculpa para ficar sem tratamento para depressão.
O primordial aqui é encontrar alguém de sua confiança para conversar. Você pode expor o que está sentindo e ter um aconselhamento e companhia para seu tratamento. Uma pessoa querida pode ser o pontapé inicial para você começar seu tratamento.
- Procure ajuda médica
Uma vez que você já desabafou com uma pessoa querida, é hora de procurar tratamento médico. Em geral, a depressão necessita de tratamento medicamentoso, com um psiquiatra, e tratamento psicoterapêutico.
No entanto, saiba que a depressão tem cura com o tratamento adequado. No início, pode ser difícil se ajustar aos medicamentos, por conta dos efeitos colaterais. Porém, com o passar do tempo, eles diminuem ou desaparecem. Você necessitará de muita força de vontade e persistência nessa etapa.
Por isso, a companhia de uma pessoa querida é essencial para não desistir no meio do caminho.
- Coloque-se em primeiro lugar
Nenhum trabalho, seja em uma empresa ou em home office, valem sua saúde mental fragilizada. Por isso, não tente trabalhar se os sintomas da depressão estão incomodando muito. Pegue atestados e licença se necessário.
Seja claro com seus gestores e o RH da empresa sobre sua condição. No caso de trabalhar por conta própria, avise aos clientes, parceiros e fornecedores sobre seu estado psicológico. Dessa forma, as pessoas podem agir de forma mais compreensiva e flexível.
No entanto, caso as pessoas se mostrem inflexíveis, não torne isso mais conflituoso. Apenas não esqueça que você tem que melhorar para trabalhar bem.
- Faça coisas prazerosas
Algumas atividades fundamentais quando você está deprimido é colocar tarefas prazerosas no seu cotidiano. Isso significa fazer coisas que você gosta, mesmo que não esteja se sentindo com forças ou com vontade.
Vale bater papo com pessoas queridas, ficar nas redes sociais, assistir filmes e séries, fazer exercícios físicos, ficar com animais de estimação e muitas outras opções.
Ter momentos relaxantes em sua rotina é fundamental para atenuar os sintomas da depressão e curá-la com a ajuda do tratamento médico.
- Fique preparado para os sintomas
Faça um plano para quando você tiver determinados sintomas de depressão. Se o problema for falta de foco, você pode pedir mais prazo ou dividir o projeto em etapas menores.
Você pode tirar alguns dias de férias, folga ou até pedir afastamento do trabalho. Se for possível, invista em trabalhar no modelo home office. No entanto, se for impossível trabalhar, o melhor é se afastar de uma vez. Isso vale para quem trabalha de casa também.
Não esqueça de que você estar bem é o mais importante nesse momento. Por isso, avalie todas as possibilidades de ficar no emprego. Se for muito difícil, afaste-se.