A análise do site do concorrente é a análise das estratégias e táticas de marketing de um concorrente. A ideia é descobrir como você pode usar seu marketing para igualar ou superar o deles.
A maneira como você monitora seus concorrentes pode variar, desde uma olhada nos resultados de pesquisa de uma palavra-chave até uma análise completa orientada por software. Independentemente disso, porém, o objetivo é manter-se informado sobre o que eles estão fazendo.
Por que você deve executar uma análise do site concorrente?
Quando seus concorrentes implementarem estratégias novas e eficazes, você vai querer saber disso. Qualquer estratégia bem-sucedida que eles empregam é um prejuízo para o seu marketing, e a única maneira de combatê-la é descobrir o que é e responder de acordo.
É claro que a análise da concorrência também pode dizer o que seus concorrentes não estão fazendo. Ele pode mostrar os pontos fracos em seu marketing para que você possa otimizar suas campanhas para aproveitar esses pontos fracos. Seja como for, a análise da concorrência é uma tática crítica para se manter à frente.
Quais são as melhores ferramentas de análise de sites concorrentes?
A análise de concorrentes nem sempre significa visitar os sites de seus concorrentes e procurar informações superficiais. Muitas vezes, requer ferramentas ou softwares especializados para aprofundar os dados disponíveis.
Felizmente, existem muitos recursos on-line disponíveis para ajudá-lo a monitorar os sites dos concorrentes. Aqui estão quatro das melhores ferramentas que você pode usar para a análise do seu site concorrente!
1. SpyFu
O SpyFu é uma excelente ferramenta para cobrir os fundamentos da análise de concorrentes. Para começar, ele permite que você veja o quanto as páginas de um site estão classificadas no Google para palavras-chave específicas. Ele também permite que você veja quantos backlinks um site possui, indicando o quão respeitável o Google o visualiza.
2. Alexa
O Alexa oferece muitos dos mesmos benefícios que o SpyFu, com uma adição notável: ele pode fornecer informações sobre o tráfego de um site. Um site pode ser otimizado para uma palavra-chave, mas ainda assim não direcionar muito tráfego. Alexa permitirá que você veja quantos usuários estão visitando o site.
3. SEMrush
Assim como o Alexa, o SEMrush se baseia nos recursos oferecidos pelo SpyFu. Além de permitir que você visualize coisas como rankings e backlinks, ele pode fornecer informações sobre a presença de uma empresa nas mídias sociais, outra poderosa ferramenta de marketing que vale a pena monitorar.
4. ConcorrenteSpyFX
Cada uma das três ferramentas acima é um recurso fantástico de análise de concorrentes e cada uma delas traz recursos exclusivos para a mesa. Mas se você quer uma ferramenta que lhe dê uma visão verdadeiramente abrangente do marketing de seus concorrentes, você deve considerar o CompetitorSpyFX .
CompetitorSpyFX faz parte da maior plataforma de marketing digital da WebFX, MarketingCloudFX .
Ele permite que você visualize uma variedade de métricas de marketing da concorrência, incluindo:
- Comparação de palavras-chave
- Tráfego da página
- Backlinks
- Taxa de rejeição
- E mais!
Além de visualizar as métricas atuais, você também pode usar o CompetitorSpyFX para projetar quais mudanças em seu marketing o ajudarão a superar melhor seus concorrentes, dando a você o poder de tomar decisões baseadas em dados sobre sua estratégia de marketing digital.