5 estratégias de retenção de clientes para manter seus clientes voltando

1. Responda às perguntas e reclamações dos clientes

Seus clientes têm poder e, se você quiser encantá-los, deve monitorar os canais pelos quais eles falam sobre suas experiências. Esses canais incluem:

  • Mídia social
  • Plataformas de revisão
  • Seu site
  • Funcionários

Ao notar uma dúvida ou reclamação, responda rapidamente para mostrar ao seu cliente o quanto você se importa com a experiência dele. Mas certifique-se de personalizar suas respostas para o indivíduo, referir-se a ele pelo nome pode ajudar bastante.

2. Personalize suas interações

Com tantas marcas competindo pela atenção de seus clientes, a personalização ajuda sua empresa a se destacar. Essa tática mostra a seus clientes o quanto você os valoriza e os incentiva a ficar por perto.

A personalização pode incluir algo tão simples como uma resposta personalizada nas redes sociais ou uma saudação por e-mail , mas você também pode ir mais fundo.

Por exemplo, você pode personalizar a própria oferta. A Function of Beauty fornece produtos de cuidados com os cabelos projetados para atender às necessidades específicas dos clientes, que eles comunicam por meio de um questionário online. Através deste quiz, os clientes podem até personalizar suas garrafas.

Você também pode personalizar a experiência de seus clientes com sua marca por meio de recomendações de produtos individualizadas com base em seu histórico de compras. Essa abordagem está se tornando mais crítica, pois 63% dos compradores esperam isso das marcas.

3. Envolva-se no marketing de causa

Sua empresa impacta o mundo ao seu redor e, cada vez mais, seus clientes querem ver que você reconhece e se preocupa com esse impacto. Envolver-se nas melhores práticas em áreas como:

  • Produção ética
  • Feira comercial
  • Práticas sustentáveis
  • Produção sem crueldade
  • E mais

As pessoas apreciarão que sua marca se esforça ativamente para melhorar seu impacto global. Além disso, uma paixão compartilhada por uma causa pode estabelecer um relacionamento duradouro entre você e seus clientes.

Mas com qualquer estratégia relacionada a causas que você empregar, você deve permanecer autêntico. Faça suas escolhas com sinceridade, seus clientes perceberão se você não fizer isso!

4. Aproveite as ideias dos clientes

Outra maneira de construir relacionamentos e manter seus clientes por perto é pedindo suas ideias e republicando conteúdo gerado pelo usuário (UGC) .

Ao usar essa estratégia, você mostra aos seus clientes o quanto valoriza as opiniões deles e coleta novas ideias para o seu negócio diretamente do cliente. Além disso, seu envolvimento ativo os mantém mais engajados pessoalmente com sua empresa.

A LEGO aproveitou bem essa estratégia com seu programa LEGO Ideas. Por meio desse programa, a LEGO incentiva seus fãs a gerar designs criativos, que a LEGO às vezes usará para lançamentos futuros.

Considere como seria emocionante ver a LEGO usar sua ideia em um produto futuro. Só faria sentido que esses designers sortudos se sentissem mais ligados à marca e permanecessem mais leais.

5. Promover a exclusividade inclusiva

Você também pode aumentar a retenção de clientes fazendo com que seus clientes se sintam parte de algo excepcional.

Quando as pessoas se orgulham de fazer parte de uma comunidade de marca significativa , elas se preocupam em permanecer leais à sua marca.

Por exemplo, a Fabletics usa um programa VIP para atrair novos clientes para seu site e prioriza a retenção desde o início. O programa parece exclusivo, mas está disponível para qualquer pessoa que visite o site e se inscreva – um exemplo perfeito de exclusividade inclusiva.

Related Posts

O Papel dos Totens de Autoatendimento na Experiência do Cliente: Estratégias de Marketing para Encantar Consumidores

O Papel dos Totens de Autoatendimento na Experiência do Cliente: Estratégias de Marketing para Encantar Consumidores

Os totens de autoatendimento estão se tornando cada vez mais comuns em uma variedade de setores, desde varejo e restaurantes até aeroportos e hotéis. Além de simplificar…

Saiba como criar anúncios no instagram e aumentar suas vendas

O Instagram se transformou em uma poderosa plataforma de marketing, oferecendo oportunidades valiosas para alcançar seu público-alvo de maneira eficaz.  Neste artigo, vamos mergulhar no mundo dos…

Como atrair mais clientes através do Meta Ads para minha empresa de entregas rápidas?

Como atrair mais clientes através do Meta Ads para minha empresa de entregas rápidas?

Introdução O marketing digital desempenha um papel fundamental na aquisição de clientes para empresas de entregas rápidas. Entre as diversas estratégias disponíveis, uma das mais eficazes é…

Como utilizar o marketing emocional para criar conexões profundas com seu público?

No mundo do marketing, criar conexões emocionais com o público é essencial para estabelecer relacionamentos duradouros e impulsionar o sucesso das campanhas.  O marketing emocional é uma…

9 Estratégias para criar um Plano de Marketing para sua empresa

9 Estratégias para criar um Plano de Marketing para sua empresa

1 – Em um plano de marketing, o resumo do negócio é exatamente o que parece: um resumo da organização. É essencial incluir essas informações para que…

Como acertar as palavras-chave para uma boa campanha de Google Ads?

As palavras-chave são um dos principais componentes para o sucesso de uma campanha no Google Ads. Elas são responsáveis por conectar os anúncios aos usuários que estão…

Leave a Reply

Your email address will not be published.