Terceira fase do Marketing Inbound: Fechar negócio

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Como vimos na fase anterior da metodologia Inbound, o próximo passo, depois de converter o novo usuário em um lead é fechar o negócio.

inbound, marketing digital, fechar negócioEntretanto, como essa é uma fase crítica, é importante analisar se o usuário está “pronto” para esse próximo passo, para isso é importante ter as etapas bem definidas e não apressar nenhum processo, pois uma vez que você perder o lead, ele pode não voltar mais.

De acordo com o autor do livro The Ultimate Sales Machine, Chet Holmes, apenas 3% do seu mercado em potencial está na fase de fechar negócio, por isso foque em ajudar o seu usuário a chegar nessa fase através de conteúdo educativo.

Então, vamos entender como trabalhar nessa fase do Inbound:

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Fechar negócio

Todo o trabalho que você desenvolveu – atrair usuários e transformá-los em leads através de conteúdo educativo – foi para chegar nessa etapa. Você está no caminho certo. Você tem atraído os visitantes certos e convertido os leads certos, mas agora você precisa transformar esses leads em consumidores. Mas como você pode realizar essa etapa de forma efetiva?

Algumas ferramentas de marketing podem ser utilizadas nessa etapa para ter certeza que você está fechando negócio com os leads certos no momento certo:

 

inbound, marketing digital, fechar negócioCRM (Customer Relationship Management, ou Central de Relacionamento do Cliente) – Mantenha registro dos detalhes de todos os contatos, companhias e negócios no seu funil de vendas, e, facilmente, entre em contato com os possíveis compradores na hora certa. Sistema CRM facilita as vendas, já que certifica que você tem a informação certa na ponta dos seus dedos para melhor engajar com seus compradores através do possível canal.

 

 

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Closed-loop Reporting (em português, Relatório de Marketing Fechado) – Como você sabe quais ações de marketing estão trazendo o melhor resultado? A sua equipe de vendas está transformando os melhores leads em consumidores? A integração com o seu sistema CRM permite que você analise a interação que a sua equipe de marketing e vendas realizam juntas.

 

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Email O que você faz se um visitante clica em um CTA, preenche uma página de destino, faz o download de um informativo, mas ainda não está pronto para virar um consumidor? Uma série de e-mails focados em conteúdo útil e relevante pode construir confiança com o seu possível consumidor e ajudá-lo a ficar “pronto” para comprar.

 

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Automatização do Marketing – Este processo envolve criar um email marketing e enviar e-mails moldados para a necessidade de cada lead. Por exemplo, se um visitante fez o download de um informativo de certo assunto, você poderia enviar para este lead uma série de e-mails que siga essa temática. Mas se eles seguem você no twitter e visitaram algumas páginas do seu website, você pode mudar o conteúdo para alcançar as necessidades deste lead.

 

Você conseguiu transformar o lead em consumidor! Mas o seu trabalho não termina por aí, manter esse consumidor é uma das principais ações do Marketing Inbound e vamos te explicar como fazer isso na próxima página.

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