Segunda fase do Marketing Inbound: Converter

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Como vimos no texto anterior, é necessário ter como prioridade as necessidades do seu buyer persona e usar as ferramentas certas para atraí-lo para o seu website a partir da metodologia Inbound.

O próximo passo é transformar esses leads que você acabou de atrair em pessoas interessadas no seu negócio, também conhecido como leads.

Entenda como fazer a segunda fase da Metodologia Inbound com sucesso:

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Converter

Uma vez que você atraiu visitantes para o seu website, o próximo passo é convertê-los em leads reunindo informação de contato deles. No mínimo, você precisará que eles forneçam o endereço de email. Informação para contato é a mais valiosa moeda no marketing online.

Então, para que os visitantes ofereçam essa moeda de boa vontade, você precisa oferecer alguma coisa em troca. Esse “pagamento” vem em formato de conteúdo, como eBooks, whitepapers (ferramenta de comunicação para divulgar dados de uma empresa) ou informativos – qualquer informação que seja interessante e valiosa para cada uma de suas personas.

Algumas das mais importantes ferramentas para converter visitantes são:

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Formulários – Para que visitantes se transformem em leads, eles devem preencher um formulário e colocar as informações. Otimize o seu formulário para fazer com que este passo da conversão seja o mais fácil possível e não desoriente o seu usuário para que ele não perca o interesse.

 

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CTA (Calls-to-action, ou Chamada para ação) – São botões ou links que encorajam o visitante a fazer uma ação, como “Faça o download do informativo” ou “Inscreva-se no webinar”. Se você não tem muitos CTAs ou se o seu não está receptivo o suficiente, você não gerará leads.

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Páginas de destino – Quando um visitante clica em um CTA, eles devem ser relocados para uma página de destino. A página de destino é onde a oferta do CTA é entregue e onde os possíveis consumidores entregam a informação que a sua equipe de vendas pode utilizar para começar uma interação com eles. Quando os visitantes preencher um formulário na página de destino pela primeira vez, se tornam contatos.

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Contatos – Mantenha um registro dos leads que você está convertendo em um banco de dados centralizado de Marketing. Ter esse banco de dados em apenas um lugar, ajuda você a registrar cada interação que você tem com os seus contatos – seja através de email, página de destino, mídias sociais ou outros meios – e como otimizar as suas futuras interações para atrair, converter, fechar negócio e encantar as suas buyer personas efetivamente.

 

Na próxima página, vamos mostrar como transformar efetivamente esse usuário em um consumidor.

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