On-Page vs Off-Page SEO

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Como vimos na páginas anterior, o SEO, Search Engine Optimization, são práticas que melhoram a relevância do seu site e que te colocam nas primeiras posições das pesquisas orgânicas, ou seja, de forma gratuita, de mecanismos de pesquisa, como o Google.

As práticas de SEO são muito abrangentes e, por isso, podemos dividi-las em dois grupos: on-page SEO e off-page SEO. Nós vamos explicar as duas para que você possa transformar a sua empresa em um exemplo de marca otimizada para os padrões Google.

on-page off-page seoOn-page SEO são as ações que você pode fazer no seu próprio website para melhorar a sua aparência em mecanismos de pesquisa. No geral, on-page SEO significa promover a otimização do conteúdo do seu website de forma correta para os mecanismos de pesquisa.

Off-page SEO são as ações que ocorrem fora do seu site mas que melhoram o seu rankeamento no mecanismo de pesquisa. Em grande parte, é quando outros sites (que são relevantes) criam links para o seu website, você participa de fóruns, comenta em outros blogs e por aí vai.

 

Fatores de sucesso do on-page SEO

Para colocar o seu site em uma posição melhor, existem alguns fatores que você precisa trabalhar internamente na sua página, como a otimização das palavras chave, descrições corretas de tags ou meta, criação de links internos e informações compreensivas e atualizadas de um site para mecanismos de busca.

Então, vamos explicar cada uma delas para você entender melhor todo esse processo:

 

1. Otimização da palavra-chave

Otimização da palavra-chave é um processo para otimizar uma website com um único grupo de palavras-chave de destino. Por exemplo, os palavras-chave de destino dessa página são “on-page SEO” e “off-page SEO”.

Então, como você realmente otimiza uma página para um grupo específico de palavras-chave? Fico feliz que você perguntou. Há alguns lugares que as palavras-chave devem aparecer para ter os melhores resultados com a otimização da palavra chave.

O primeiro lugar é no título e cabeçalho, pois o Google replica o seu título na página de pesquisa e o utiliza para compreender do que o seu site está falando, ou seja, você já resolve dois fatores importantes de SEO com apenas uma ação. Já o cabeçalho é um lugar de destaque que ajuda você a chamar atenção do usuário para o seu conteúdo.

Mecanismos de pesquisa colocam ênfase no primeiro cabeçalho para determinar o assunto do seu website. E as palavras-chave que esses mecanismos decidem aplicar para a sua página vão determinar as palavras-chave que o seu site será ranqueado. on-page off-page seo

O próximo lugar é na URL da página, que deve conter o assunto tratado na página para poder ajudar o usuário a entender do que se trata. Desse modo, as URLs devem ser fáceis e ajudar a pessoa que está navegando a entender o assunto.

O terceiro lugar em que devemos aplicar as palavras-chave é nas imagens. Como vocês já devem saber, o Google não consegue “ler” imagens, apenas textos e códigos. Assim, você pescisa criar alt text, que são textos que explicam o que é a imagem para que o mecanismo de pesquisa possa entender.

Este é o último passo e o mais auto-explicativo: insira palavras chave no seu conteúdo. Enquanto você produz o conteúdo da sua página ou publicação, é importante que você inclua suas palavras-chave no decorrer do texto de forma natural. Não use-as de forma inadequada ou de maneira excessiva, mas aproveite-se das oportunidades de trabalhar as suas palavras-chave naturalmente dentro de cada um das suas publicações em alguns parágrafos para melhorar a sua on-page SE

 

2. Otimização de títulos e descrições

Vamos falar de títulos por um momento. Quando nós falamos sobre a otimização da palavra chave um minuto atrás, nós deixamos claro que as suas palavras-chave deveriam ser incluídas na sua página e título – o título que aparece no topo de cada publicação ou página.

Esse é o fator mais importante de otimização interna para SEO. Considere isso de grande importância: gaste tempo criando bons títulos para cada uma das páginas do seu website, contendo as principais palavras-chave que também devem aparecer no corpo da página.

on-page off-page seoEntretanto, o termo “title tag” significa algo um pouco diferente. Enquanto o título da sua publicação ou página aparece como primeira chamada na página, um “title tag” uma marcação de HTML separada que consiste na informação que vai aparecer na barra de navegação do seu navegador quando você entrar no site, como se fosse mesmo o título da página. O “title tag” não está disponível na sua página. Ao invés disso, ela aparece em dois lugares: na guia do navegador e como o título da página nos resultados do mecanismo de pesquisa, e, também são importantes para otimizar a sua página.

Já descrição de sua página não é utilizada por mecanismos de pesquisa para determinar o assunto de sua página. Contudo, é mostrada nos mecanismos de pesquisa. Por esse motivo, é importante providenciar uma descrição do site que vai chamar a atenção do usuário para visitar o seu website.

Assim, escreva uma ou duas frases que expliquem bem o conteúdo da página. Lembre-se que esse conteúdo que você escreveu vai aparecer nos mecanismos de pesquisa, então construa-o de forma que chame a atenção do usuário.

 

3. Criação de links internos

Nós usamos links internos para relacionar conteúdo pertinente ao assunto das nossas publicações de blog.  Especialmente, quando estamos escrevendo uma série de publicações que são relacionadas umas com as outras.Quando um mecanismo de pesquisa encontra um link em uma página, ele associa com o texto âncora – o conteúdo textual do próprio link – para a página que está sendo relacionado.

Criar links internos relacionados com o conteúdo ajuda os mecanismos de pesquisa a encontrar o seu conteúdo e você a associar palavras-chave específicas para o seu website usando as palavras-chave do texto âncora.

 

4. Crie informações compreensivas e atualizadas

Esse tópico nada mais é do que é tudo do que estamos comentando até agora: o Google valoriza a experiência que o usuário tem na sua página através de alguns parêmetros que podem ser melhorados pela otimização do on-page SEO.on-page off-page seo

Mantenha a produção de um conteúdo relevante e útil para o seu usuário, tanto para alcançar as primeiras posições das pesquisas como para ganhar credibilidade das pessoas que estão acessando o seu site.

O seu site também precisa estar atualizado: certifique-se de os links que você usa em suas páginas estão corretos e que as páginas relacionadas estão funcionando corretamente.

A cada criação de uma nova página, siga as recomendações de inserção de palavras chave nos lugares adequados para manter o alto posicionamento nas pesquisas do seu site.

 

Fatores de sucesso do off-page SEO

Depois de ter otimizado as suas páginas no on-page SEO, é hora de trabalhar os fatores que estão fora do seu site mas que ajudam no rankeamento.

O Google prioriza a experiência do usuário, para que este encontre o que está procurando quando faz uma pesquisa, por isso, ele valoriza a relação dos sites relevantes para que o usuário sempre tenha acesso ao máximo de conteúdo útil possível.

Os backlinks são links de outros sites ou páginas voltados para o seu site. Para o Google, quanto maior a quantidade de sites de relevância relacionando conteúdo para o seu site, mais autoridade você possui sobre aquele assunto e melhor seu rankeamento nas pesquisas.

As redes sociais também são de grande importância para o off-page SEO, pois isso coloca a sua marca com maior alcance. Fique atento para compartilhamentos, comentários, curtidas, reposts da sua marca nas redes sociais, pois essas ações têm uma influência grande nos resultados da sua marca na busca orgânica.

As principais ações de off-page SEO são:

on-page off-page seo1. Autoridade

O principal fator para conquistar autoridade, ou seja, reconhecimento do Google como um site relevante e útil para o usuário, é o Link Building, entretanto não é o único fator.

Domínios mais que estão na rede há um tempo maior possuem mais autoridade que domínios recentes. Outro fator que influencia na autoridade de um website é a quantidade de conteúdo que este posta.

2. Link Building

on-page off-page seoO Link Building, ou seja, os links externos para o seu conteúdo, é a ação mais importante do off-page, pois garantirá a autoridade da sua página e do seu domínio e se destacará como uma grande referência para o Google.

Assim, todo site que relaciona um conteúdo seu em formato de link está colocando você como uma referência no assunto. Quanto mais indicações você receber, maior será a sua relevância.

Outro fator importante é quanto maior a relevância do site que gerou o link, mais relevância você terá no buscador. E, mesmo que você receber links de domínios com relevância inferior à sua, é muito positivo.

on-page off-page seo3. Localidade

Outro fator que influencia diretamente no off-page é a localidade, pois o Google acredita que resultados que estão mais próximos fisicamente de você pode. ser mais relevantes para o que você procura.

 

4. Social on-page off-page seo

Assim como já falado acima, as redes sociais são de grande importância para o off-page SEO, já que grande parte dos usuários possuem contas em redes como Facebook, Instagram, Twitter e dividem opiniões e conteúdo com seu rede de amigos.

Desta forma, o Google monitora como as pessoas estão engajando com a sua marca e isso pode ser um fator para ganhar autoridade com Google.

 

Ufa! São vários detalhes importantes que você deve prestar atenção para criar uma página otimizada para melhorar a sua posição orgânica em mecanismos de pesquisa. Nós podemos te ajudar com isso. Fale com a gente e vamos montar a melhor estratégia de marketing digital pra você!

 

 

 

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