O que é o Marketing Inbound?

,
metodologia inbound, marketing digital

Marketing Inbound é uma estratégia focada em atrair consumidores através de conteúdo e interações que são relevantes e que colocam a necessidade do cliente sempre em primeiro lugar.

inbound, marketing digital, introduçãoCom o essa estratégia, consumidores potenciais encontram você através de canais como blogs, mecanismos de pesquisa e mídias sociais.

Diferentemente do marketing tradicional, o Inbound não precisa brigar pela atenção de consumidores potenciais. Com o propósito de criar conteúdo moldado para resolver os problemas e necessidades dos consumidores, o Inbound atrai pessoas interessadas e constrói confiança e credibilidade para os seus negócios.

Assim sendo, a metodologia Inbound é a melhor maneira de transformar usuários que desconhecem a sua marca em consumidores e promoters do seu negócio.

 

A Metodologia comprovada da era digital

Desde 2006, com o avanço da era digital e todas as nossas atividades migrando para o online, o Inbound tem sido o método mais efetivo para fazer negócios através do computador.

Ao contrário do antigo modelo de marketing tradicional de fazer anúncios, comprar listas de email ineficientes e esperar por leads, essa metodologia foca em criar conteúdo de qualidade que respondem as principais dúvidas de possíveis clientes e que atrai pessoas para a sua companhia e produto, onde eles querem estar.

Relacionando o conteúdo que você publica com o interesse do seu consumidor, você naturalmente atrai o tráfego Inbound que você pode converter em consumidor, fechar negócio e encantar com o tempo.

 

Como interpretar o gráfico

metodologia inbound, marketing digital, marketing de conteúdo

Vamos entender junto esse diagrama que explica as fases da Metodologia: acima, tem as quatro principais ações (Atrair, Converter, Fechar negócio e Encantar), e as personas que as empresas Inbound devem se preocupar para em casa fase para atrair visitantes, leads, consumidores e promoters.

Já no final do gráfico estão as ferramentas que as empresas usam para realizar essas ações de forma efetiva, mas é importante ressaltar que algumas ferramentas, como o email, podem ser usadas em várias fases da metodologia, sendo, em casa fase, empregadas de forma específica para atender as necessidades da sua persona. (Nós vamos passar por cada uma das fases para entender mais o conceito.)

 

Quatro estágios da Metodologia Inbound

Criação de conteúdo + distribuição

Crie conteúdo moldado para as respostas para os possíveis consumidores e perguntas básicas e necessidades dos usuários, então compartilhe esse conteúdo abertamente.

Ciclo de vida do Marketing inbound, marketing digital, introdução

Promoters não se materializam no ar: eles começam como usuários que ainda não conhecem a sua marca, visitantes, contatos e, então, consumidores. Ações e ferramentas de marketing específicas ajudam a transformar esses estranhos em promoters.

Personalize

Molde o seu conteúdo de acordo com as necessidades das pessoas que estão o vendo. Quanto mais você aprende sobre os seus leads, mais você pode personalizar as suas mensagens para as necessidades específicas deles.

Integração

Criação de conteúdo, publicações e ferramentas analíticas trabalham juntas como uma boa engrenagem – permitindo você focar em publicar o conteúdo certo no lugar certo na hora certa.

 

Faça propaganda que as pessoas amam

Um marketing de sucesso é aquele que, publicando o conteúdo certo no lugar certo na hora certa, se torna relevante e útil para seus consumidores. É o que nós conhecemos como o marketing que as pessoas amam. Mas o que seria o conteúdo certo, lugar certo ou tempo certo?

inbound, marketing digital, introduçãoConteúdo

Sem conteúdo, a metodologia Inbound não existiria, já que o conteúdo sustenta toda essa prática do marketing digital. Quando você cria o conteúdo certo você irá, efetivamente, atrair seus visitantes ideais, convertê-los em leads e fechar negócio. Conteúdo certo é o que as pessoas que poderiam comprar o seu produto está pesquisando ou com dúvidas. Não tente vender o seu produto, eduque as pessoas para que elas entendam que você é a melhor opção.

 

Lugarinbound, marketing digital, introdução

Conteúdo não pode ser encontrado se não estiver no lugar certo, e esse lugar é onde os seus consumidores ideais estão passando o tempo. Assim, distribua conteúdo nesses lugares, seja mídias sociais, mecanismos de pesquisas, blogs ou outros. A distribuição de conteúdo fornece contexto para o seu conteúdo.

 

inbound, marketing digital, introduçãoTempo

Tempo é tudo. Inbound encoraja os compradores a comprar quando eles estiverem prontos. Lembre-se: é importante saber que nem todas as pessoas que estão procurando o seu negócio estão prontas para fechar negócio de primeira. Providenciar o conteúdo na hora certa ajuda a construir confiança e faz a sua estratégia de marketing e vendas relevante e útil.

 

Vamos conhecer as fases da Metodologia Inbound para criar um Marketing de sucesso?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *